Cartão BNDES passa a financiar aquisição de embalagens prontas



O Cartão BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), produto exclusivo para Micro, Pequenas e Médias Empresas, incluiu as embalagens prontas como itens que podem ser comprados no portal de operações do cartão.

Também passam a figurar como itens financiáveis pelo cartão, os insumos complementares para identificação, proteção e fechamento de embalagens.

A medida visa facilitar e flexibilizar o acesso das MPMEs a esses materiais, além de fomentar a competitividade dos próprios fabricantes de embalagens.

Desde 2008, os insumos utilizados na fabricação de embalagens — incluindo papéis, chapas de papelão, resinas termofixas, filmes plásticos, elementos de reforço e acabamento (fibras de vidro e gel coat) — já constam no catálogo de produtos do Portal do Cartão BNDES. Essa lista foi ampliada em 2009, com a inclusão dos laminados de plástico como itens financiáveis.

A partir de 2010, os escritórios de design passaram a se credenciar como fornecedores, permitindo às MPMEs, incluindo as fabricantes de embalagens, financiar a contratação desses prestadores de serviços para o fornecimento de soluções de design, ergonomia e modelagem para seus produtos e embalagens.

Produto

O Cartão BNDES é uma linha de crédito rotativo e pré-aprovada, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor (Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banrisul, Itaú, Sicoob e BRDE), taxa de juros atrativa (0,97% ao mês em janeiro de 2014) e pagamento em até 48 prestações mensais fixas, sem cobrança de IOF.

Até o momento foram emitidos mais de 620 mil Cartões BNDES em todo o Brasil, somando cerca de R$ 37,2 bilhões em limite de crédito pré-aprovado para investimentos.

O produto permite a aquisição de itens necessários às atividades das MPMEs, que tenham fabricação total ou parcial no País e estejam cadastrados no Portal de Operações do Cartão BNDES, por fornecedores credenciados, que podem ser empresas e instituições de qualquer porte.

Mais de 236 mil itens estão disponíveis para compra, sendo que máquinas, equipamentos, materiais de construção civil, computadores, softwares, móveis comerciais, veículos utilitários e motocicletas para serviços de entrega foram os produtos mais comercializados.

Para pedir o Cartão BNDES, basta acessar o site, clicar no menu “Solicite seu Cartão BNDES”, preencher a proposta e encaminhá-la ao banco emissor, junto aos documentos necessários.

Para se credenciar como fabricante ou distribuidora, a empresa deve acessar o portal, clicar no menu “Seja Um Fornecedor Credenciado” e preencher a proposta de credenciamento. No caso do distribuidor, a empresa deve ser indicada por um fabricante previamente credenciado.

Mais informações estão disponíveis no tutorial e nos manuais disponíveis no Portal de Operações do Cartão BNDES.

Fonte:
Banco Nacional do Desenvolvimento 



08/01/2014 16:28


Artigos Relacionados


Cartão BNDES amplia apoio ao segmento de design de produtos e embalagens

Cartão BNDES vai financiar peças para embarcações

Agricultores poderão financiar a aquisição de animais de carga

Agricultores do DF recebem cartão do Programa de Aquisição de Alimentos

Novas linhas de crédito para a pecuária vão financiar pastagens e aquisição de matrizes

CPI da Pedofilia discute com operadoras de cartão meios para evitar aquisição de material pornográfico pela internet