Cartão Fidelidade do Metrô e da CPTM completa um ano



Passageiros que utilizam o bilhete têm desconto de R$ 6 a cada recarga de 20 viagens

Os usuários do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) podem economizar em suas viagens com o Cartão Fidelidade, iniciativa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos que completou um ano no dia 26 de março. Quem utiliza o cartão tem desconto de R$ 6,00 a cada recarga de 20 viagens.

O valor de R$ 2,10 por viagem foi mantido desde o lançamento do cartão, apesar da inflação registrada nos últimos 12 meses e do reajuste de R$ 0,10 na tarifa unitária em fevereiro. Isso significa que, um ano depois, o custo da passagem ficou relativamente mais baixo para os passageiros do sistema metroferroviário.

Nesse período, as duas empresas registraram, juntas, aproximadamente 32 milhões de viagens realizadas nessa modalidade. Foram, em média, 60 mil usuários por dia no Metrô e 23 mil na CPTM. A utilização dos cartões representa entre 2,5% e 3% do número total de pagantes do sistema metroferroviário.

Lançados inicialmente no formato de bilhete magnético, em cartelas de 20 unidades, os descontos logo tiveram modernização tecnológica. A partir de junho de 2007, tornaram-se cartões inteligentes, similares ao Bilhete Único. Isso facilitou sua utilização, pois os cartões permitem o armazenamento e a recarga dos créditos.

O Cartão Fidelidade está à venda nos postos de recarga de créditos eletrônicos do Bilhete Único, instalados nas 55 estações do Metrô, além de bancas de jornais e estabelecimentos comerciais autorizados. Na compra inicial, o usuário paga taxa única de R$ 2,00. As recargas no mesmo cartão não exigem nenhum pagamento adicional.

Mais economia nos fins de semana e feriados

Quem usa os trens da CPTM e Metrô nos fins de semana e feriados economiza mais ainda. Os descontos proporcionados pelo Bilhete Lazer (BLA), o Cartão Lazer, são de R$ 4,00 a cada dez viagens. O cartão, que fez cinco meses no dia 27, dá descontos aos usuários das 18 horas de sábado até o encerramento da operação comercial do domingo, e também nos feriados. Com design diferenciado, ele pode ser adquirido por R$ 20,00, com direito a dez viagens, nos mesmos locais de venda do Bilhete Único. Na primeira compra, o usuário paga R$ 2,00 pelo cartão recarregável.

Da CPTM

(L.F.)



03/30/2008


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