Cartilha alerta população sobre tráfico de pessoas
O Brasil está reforçando a Campanha Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres, que teve início em 2010. Para esta campanha foi reeditado o passaporte "Dicas para viajar com segurança", com dicas e orientações para que as brasileiras e brasileiros não se deixem enganar e envolver por aliciadores.
A cartilha, que está sendo distribuída pela polícia federal nos aeroportos brasileiros, faz parte das ações na rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e é composta pelos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Postos Humanizados de Atendimento à Migração e também na Rede de Atendimento Especializado à Mulher.
Fazem parte da coordenação da Campanha o Ministério da Justiça (MJ), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH).
Passaporte
O ‘Dicas para viajar com segurança’ traz, entre outras, orientações sobre os documentos de identificação, que são pessoais e intransferíveis, e que devem ser mantidos no poder de seus donos e, jamais, serem entregues a terceiros. Também alerta à população a desconfiar de casamentos arranjados por agências nacionais e internacionais, bem como a não aceitar contratos e promessas de emprego no exterior sem as devidas garantias. E que, antes de viajar, aprenda pelo menos um pouco do idioma do país de destino.
Disque denúncias
03/09/2013 11:43
Artigos Relacionados
Itamaraty lança cartilha para alertar brasileiros sobre tráfico internacional de pessoas
Justiça apoia campanha para alertar população sobre tráfico de pessoas
Brasil e União Europeia lançam cartilha para orientar cidadãos contra o tráfico de pessoas
ONU alerta que 2,4 milhões de pessoas no mundo são vítimas de tráfico humano
CPI levanta informações sobre tráfico de pessoas em Manaus
Secretaria de Justiça lança livro sobre tráfico de pessoas