Cartilha alerta população sobre tráfico de pessoas



O Brasil está reforçando a Campanha Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Mulheres, que teve início em 2010. Para esta campanha foi reeditado o passaporte "Dicas para viajar com segurança", com dicas e orientações para que as brasileiras e brasileiros não se deixem enganar e envolver por aliciadores.

A cartilha, que está sendo distribuída pela polícia federal nos aeroportos brasileiros, faz parte das ações na rede de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e é composta pelos Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, Postos Humanizados de Atendimento à Migração e também na Rede de Atendimento Especializado à Mulher.

Fazem parte da coordenação da Campanha o Ministério da Justiça (MJ), a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e a Secretaria de Direitos Humanos (SDH).

Passaporte

O ‘Dicas para viajar com segurança’ traz, entre outras, orientações sobre os documentos de identificação, que são pessoais e intransferíveis, e que devem ser mantidos no poder de seus donos e, jamais, serem entregues a terceiros. Também alerta à população a desconfiar de casamentos arranjados por agências nacionais e internacionais, bem como a não aceitar contratos e promessas de emprego no exterior sem as devidas garantias. E que, antes de viajar, aprenda pelo menos um pouco do idioma do país de destino.

Disque denúncias