Cartilha 'Proteger é Preciso' é lançada no Pará



A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República(SDH/PR), participa nesta segunda-feira (18), em Canaã dos Carajás (PA), às 14h, do lançamento da Cartilha Proteger é Preciso. A cartilha faz parte de uma iniciativa do município  que tem o objetivo proteger crianças e adolescentes do abuso e exploração sexual.  A cidade será um projeto piloto para os demais municípios do Brasil.

Segundo a ministra, com investimentos em responsabilidade social nos grandes empreendimentos, é possível aliar desenvolvimento econômico e cuidados com as crianças e adolescentes. “A transformação pela qual o país passa não é apenas econômica, mas de melhoria na qualidade de vida da população, com a superação da miséria, e nós podemos conciliar esse desenvolvimento protegendo as crianças e adolescentes”, afirmou.

A cartilha apresenta instrumentos de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. A expectativa é que a cartilha seja disponibilizada para diferentes públicos em Canaã dos Carajás e Parauapebas, e que seja utilizada por profissionais de saúde, educação, segurança e direitos humanos.

A data marcou o dia do Conselheiro Tutelar. Rosário ressaltou a importância dos conselheiros tutelares e do fortalecimento dos Conselhos  para a efetividade desta rede de proteção.  “Que esse encontro simbolize um abraço a todos os conselheiros tutelares do país, que são parceiros fundamentais nessa causa”.

A cerimônia reuniu representantes locais e federais do Senai de Canaã, a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da SDH\PR, Angélica Goulart, o embaixador do PNUDno Brasil, Jorge Chediek, a defensora pública da ABMP, Hélia Barbosa, e representantes da Fundação Vale.

 Aliança para o Desenvolvimento Local

A iniciativa faz parte do projeto, Aliança para o Desenvolvimento Local, resultado de parceria entre a Fundação Vale e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que tem o objetivo de implantar o projeto para apoiar o desenvolvimento humano sustentável e fortalecer o crescimento econômico, reduzindo as desigualdades.

O Coordenador Residente das Nações Unidas no Brasil e Representante do Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, Jorge Chediek, e a presidente da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores Públicos ABMP, Hélia Barbosa também participarão da solenidade.

Será assinada durante o encontro uma parceira entre a Prefeitura, a Fundação Vale e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento PNUD, denominada Programa Aliança Para o Desenvolvimento Local de Canaã dos Carajás.

Fonte:

Secretaria de Direitos Humanos



19/11/2013 10:25


Artigos Relacionados


Cartilha para prevenção de acidentes de trabalho é lançada na CDH

Lançada cartilha dos movimentos sociais

Lançada cartilha de apoio à parentes e vítimas de violência

Cartilha sobre direitos da criança e do adolescente é lançada no DF

Lançada cartilha com dicas de segurança em redes sociais

História da Revolta da Chibata será lançada em cartilha