Lançada cartilha de apoio à parentes e vítimas de violência



A cartilha permite ao cidadão entender os papéis de órgãos e autoridades que podem ajudar no combate à violência

 

Com o intuito de auxiliar os parentes e vítimas dos mais diversos tipos de violência, foi lançada em São Paulo, na última sexta-feira (23), a cartilha “Da Dor à Busca por Justiça – Orientações para Vítimas de Violência”, desenvolvida pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo. A previsão é que seja entregue à população em locais de grande circulação de pessoas.

O objetivo da cartilha é ajudar os parentes das vítimas a aprenderem a lidar com a situação e até superarem o trauma da perda causada por violências como homicídio, latrocínio, ameaça, violência sexual, doméstica, desaparecimento, tráfico de pessoas e exploração do trabalho, diz coordenadora do Cravi, Cristiane Pereira.  

O Cravi atende a cerca de 150 pessoas por mês na capital, além de 40 nas outras duas unidades do centro de referência (Santos e Campinas). Cristiane explicou que o principal objetivo do Cravi é ajudar o parente de vítima de violência a retomar à vida e à sua rotina normal, tendo um convívio minimamente normal, parecido com o que tinha antes da violência.

“Queremos evitar a revitimização, ou seja, a vivência daquela situação de violência novamente. Isso acontece quando a pessoa tem que ir a diversas instituições e cada vez contar a história novamente, sofrendo mais. Nossa ideia é encontrar a pessoa antes desse caminho todo para que ela consiga encontrar o lugar certo onde tem que buscar informação sem rodar por diversas instituições”, explicou Cristiane.

 

Cartilha