Cartório poderá ser obrigado a informar óbitos às secretarias de segurança pública



Os cartórios de registro civil poderão passar a ser obrigados a comunicar os óbitos registrados à Secretaria de Segurança Pública da unidade da federação que tenha emitido o documento de identidade. A obrigatoriedade está prevista em projeto que deverá ser analisado nesta quarta-feira (31) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na opinião do autor do projeto (PLC 26/08), deputado Celso Russomanno (PP-SP), "muitas fraudes serão evitadas com essa simples providência". Já a relatora da matéria, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), ao elogiar a proposta, lembrou que o projeto vai evitar, entre várias fraudes, a "continuidade do pagamento indevido de proventos de aposentadoria e pensões após a morte do beneficiário".

A proposta original previa a comunicação do óbito também à Receita Federal. No entanto, Lúcia Vânia decidiu, por meio de emenda, excluir a Receita Federal da matéria, para evitar "vício de injuridicidade". Isso porque, segundo explicou, a Lei 8.212/91, que dispõe sobre a Organização da Seguridade Social, já prevê, no artigo 68, que o titular do Cartório de Registro Civil seja obrigado a comunicar ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) os registros de óbitos ocorridos.

"Já existe norma disciplinando o tema em questão, especialmente após a unificação das receitas previdenciárias e federal sob a forma da Receita Federal do Brasil", explicou a senadora por Goiás.

A matéria será ainda votada em Plenário.



29/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cartórios terão de informar óbitos à Secretaria de Segurança Pública

Senado aprova projeto que obriga comunicação de óbitos às secretarias de segurança

Na pauta da terça, projeto que obriga comunicação de óbitos às secretarias de segurança

Fornecedor poderá ser obrigado a informar componentes animais de alimentos e roupas

Cartório pode ser obrigado a comunicar transferência de imóveis

Projeto de Casagrande obriga cartórios a informar óbitos à Receita Federal