CAS ACOLHE INCLUSÃO NA JORNADA DE TEMPO GASTO NA IDA AO SERVIÇO



A Comissão de Assuntos Sociais do Senado (CAS), presidida pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), aprovou hoje (dia 6) parecer favorável do senador Valmir Campelo (PTB-DF) a projeto da Câmara dos Deputados que inclui na jornada de trabalho o tempo gasto pelo empregado, em condução fornecida pelo empregador, para ir e voltar do serviço, quando o local for de difícil acesso ou não servido por transporte público. O projeto será apreciado agora pelo plenário da Casa.

Valmir destaca em seu parecer argumento do autor do projeto, deputado Luís Carlos Santos, segundo o qual, "embora a matéria esteja claramente exposta em enunciado do Tribunal Superior do Trabalho, os trabalhadores, na maioria, não estão vendo este direito reconhecido". O senador observa que, na falta de uma lei sobre o assunto, os empregados dependem de demorados processos trabalhistas para verem computado o tempo despendido à disposição dos empregadores.

A CAS acolheu parecer do senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) rejeitando projeto da Câmara que objetiva assegurar adicional de periculosidade de 40% sobre a remuneração para empregados cuja atividade determine contato com redes, linhas, estações, subestações e usinas de energia elétrica.

Também foi rejeitado, com base em parecer do senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), projeto de iniciativa do senador Odacir Soares (PFL-RO) que visa conceder pensão mensal de um salário mínimo a cada um dos dependentes das vítimas fatais decorrentes de conflitos pela posse de terras no campo, onde tiver havido ação policial.

A Comissão de Assuntos Sociais rejeitou ainda projeto do então senador Francisco Escórcio (PFL-MA)que concede bolsa de aprendizagem para estudantes entre 12 e 18 anos de idade. O senador Osmar Dias (PSDB-PR) informou, na ocasião, que já tramita projeto de sua autoria tratando o assunto com maior abrangência. O relator, senador Nabor Júnior (PMDB-AC), cujo parecer era por audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, alterou o seu voto, manifestando-se pela rejeição da matéria.

06/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


TEMPO GASTO ATÉ LOCAL DE TRABALHO PODE SER COMPUTADO NO SALÁRIO

Em debate, expositor lembra que tempo gasto no transporte e em filas tem valor

Governo pretende reduzir de 17 para dois dias tempo gasto por navios em portos

Adicional por tempo de serviço pode voltar no serviço público

Ensino fundamental poderá ter jornada de tempo integral

TEMPO PARA CHEGAR AO TRABALHO DE DIFÍCIL ACESSO SERÁ CONSIDERADO JORNADA