CAS aprova criação de cartão único de usuários do SUS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou a criação de cartão único de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), com validade em todo o território nacional. A proposta é do senador Renan Calheiros (PMDB-AL) e a decisão da comissão tem caráter terminativo.
O projeto de lei do Senado (PLS) 342/2012 apresentado por Renan Calheiros previa a inclusão no cartão de informações sobre o grupo sanguíneo, o fator RH e os medicamentos e substâncias as quais a pessoa é alérgica. Por emenda do relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR), caberá ao gestor do SUS a definição de quais informações devam constar no cartão.
Na avaliação de Jucá, essas informações não resultam em benefícios no momento do atendimento ao paciente e podem dificultar a emissão do cartão. Em sua opinião, esses dados podem constar em outro meio, acessível pelo cartão.
Ainda de acordo com o projeto, que altera a Lei Orgânica da Saúde (Lei 8.080/1990), os cidadãos que não possuírem o cartão único não serão impedidos de receber atendimento em estabelecimentos públicos de saúde.
Ao justificar a proposta, Renan Calheiros informou que, embora portarias do Ministério da Saúde regulamentem a elaboração do cartão, a sua criação não é uma exigência legal.
Como recebeu decisão terminativa, o projeto poderá seguir para a Câmara dos Deputados caso não seja apresentado recurso para votação pelo Plenário.
19/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova criação de cadastro único de obras com recursos do governo federal
Brasileiro terá cartão de identidade único em dezembro
Cartão BOM Especial garante isenção de tarifas para usuários com deficiência
Cartão BOM Especial garante isenção de tarifas para usuários com deficiência
Cartão BOM Especial garante isenção de tarifas para usuários com deficiência
Projeto inclui informações sobre grupo sanguíneo em cartão de usuários do SUS