CAS aprova projeto que incentiva o turismo rural
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou nesta quarta-feira (8) projeto que confere ao turismo rural o mesmo regime tributário, trabalhista e previdenciário aplicado às empresas agropecuárias tradicionais. A proposta, do então senador Lauro Antonio (PR-SE), tem o propósito de incentivar as atividades do setor, especialmente nas pequenas propriedades rurais.
O projeto de lei do Senado (PLS 45/2012) modifica o Plano Nacional do Turismo (Lei 11.771/2008) para permitir que hospedagens classificadas como de turismo rural possam ser administradas tanto por pessoas físicas como jurídicas.
Dessa forma, agricultores familiares poderão explorar o potencial turístico de sua propriedade durante todo o ano, como complementação à renda da produção agropecuária. A legislação em vigor restringe a exploração da atividade turística na propriedade rural a 120 dias por ano.
A proposição estende ao empregador que se dedique ao turismo rural as mesmas regras de contribuições à Seguridade Social que aplica quando contrata trabalhador rural: 2,5% sobre a receita bruta, acrescida de 0,1% para o financiamento das prestações por acidente de trabalho.
O projeto também qualifica o empreendedor desse setor como empregador rural para todos os efeitos trabalhistas, mesmo que seus empregados exerçam atividades tipicamente urbanas, como garçons, recepcionistas e arrumadeiras, desde que seja um trabalho realizado em um empreendimento de turismo rural.
Como esse tipo de atividade ocorre principalmente nos finais de semana e feriados, o autor propõe mudar a legislação para possibilitar a contratação de trabalhador rural por curto prazo.
Na avaliação do relator, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), além de representar importante complementação de renda para o produtor rural, o turismo rural permite a exploração sustentável dos recursos naturais do país.
– Incentivos ao turismo rural resultarão na criação de empregos rurais, mantendo o homem no campo, longe da insalubridade e periculosidade dos grandes aglomerados econômicos, ressaltou Vital do Rego.
Agora, o projeto segue para exame da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), onde será votado em decisão terminativa.
08/08/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aprovado na CMA projeto que incentiva turismo rural
Projeto que incentiva turismo rural passa na CRA
Projeto que incentiva turismo rural passa na CRA
Projeto que incentiva turismo rural é aprovado no Senado
Projeto que incentiva o turismo rural está na pauta da CAS
CDR vota projeto que estimula turismo rural