CAS debate assistência ao câncer infanto-juvenil no âmbito do SUS
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realiza, na próxima terça-feira (25), a partir das 9h, mais uma audiência pública do Ciclo de Debates destinado a avaliar os 20 anos de existência do Sistema Único de Saúde (SUS). Desta vez, o assunto abordado será "As Políticas Sociais e de Assistência ao Câncer Infanto-Juvenil".
Para o debate foram convidados Maria Tereza Fonseca da Costa, do Instituto Nacional do Câncer (Inca); Francisco Neves, do Instituto Ronald McDonald; Renato Melaragno, da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (Sobope); e Rilder Flávio de Paiva Campos, da Confederação Nacional dos Institutos de Apoio à Criança com Câncer (Coniacc). A audiência é realizada em conjunto com a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, também ligada à CAS.
A iniciativa do debate partiu da presidente da CAS, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que englobou requerimentos dos senadores Flávio Arns (PT-PR), Inácio Arruda (PCdoB) e Augusto Botelho (PT-RR) que tratavam de vários aspectos do SUS. A ideia do ciclo é discutir o atendimento à saúde no Brasil, e falar em especial das dificuldades que a população enfrenta ao fazer uso do sistema de saúde. O primeiro debate, ocorrido no último dia 19, tratou da Política Nacional de Saúde Mental.
Os debates vão ocorrer durante todo o ano de 2009. Ao final, com a divulgação dos relatórios, sugestões de melhorias na saúde pública serão levadas ao Ministro da Saúde. A reunião se dará na sala 9 da ala Alexandre Costa.
Elina Rodrigues Pozzebom / Agência Senado
21/08/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Diagnóstico precoce, principal arma contra o câncer infanto-juvenil
Senado promove audiência sobre diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil
TV Senado debate transtorno mental infanto-juvenil
TV Senado apresenta debate sobre literatura infanto-juvenil
VIOLÊNCIA INFANTO-JUVENIL É DEBATIDA NA TV SENADO
Operação combate divulgação de pornografia infanto-juvenil