CAS discute rentabilidade das aplicações do FGTS
A rentabilidade das aplicações dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será tema de debate nesta quarta-feira (9), a partir das 11h, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
O objetivo da audiência é instruir projeto (PLS 301/08) do senador César Borges (PR-BA), que altera o artigo 9º da Lei 8.036/90. De acordo com o autor, a proposta visa "repartir os resultados das aplicações dos recursos do FGTS entre os trabalhadores e o gestor do Fundo, melhorando a remuneração das contas vinculadas".
- É importante modificar essa situação, na qual o FGTS está privilegiando alguns, mas não está beneficiando, de fato, os milhões a que efetivamente se destina - explica Borges, ao apontar perdas significativas para os trabalhadores do setor privado que detêm depósitos no Fundo.
Para discutir o tema, foram convidados o Superintende Nacional do FGTS, Joaquim Lima de Oliveira; o secretário Executivo do Conselho Curador do Fundo, Paulo Eduardo Cabral Furtado; o presidente da Organização Não-Governamental FGTS Fácil, Mário Avelino e o presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah.
Alteração
Pelo novo texto proposto, a rentabilidade do FGTS deve ser igualmente repartida entre os trabalhadores e o custeio do fundo, além da reserva para cobrir gastos não previstos. O risco do crédito fica com a Caixa Econômica Federal.
Pelo atual artigo 9º da Lei 8.036, em seu inciso 1º, "a rentabilidade média das aplicações deverá ser suficiente à cobertura de todos os custos incorridos pelo Fundo e ainda à formação de reserva técnica para o atendimento de gastos eventuais, sendo da Caixa Econômica Federal o risco de crédito".
08/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CHEGA À CÂMARA PROJETO DE ORNELAS QUE REDISTRIBUI APLICAÇÕES DO FGTS
Fórum discute padronização de aplicações em 3D
CAS discute ampliação das possibilidades de uso do FGTS
Subcomissão do FGTS discute proposta de trabalho
Comissão discute mudança na taxa de remuneração das contas vinculadas do FGTS
Vídeo | Jucá discute com governo alternativas para multa de 40% do FGTS