CAS discutirá decisão da Anvisa de proibir venda de inibidores de apetite



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará audiência pública conjunta com a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para debater a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de retirar de circulação medicamentos inibidores de apetite. Autor do requerimento propondo o debate, o senador Paulo Paim (PT-RS) lembrou que o tema foi discutido na CDH no início de maio, tendo ainda permanecido dúvidas sobre o assunto.

- É um tema muito polêmico. Diversos senadores médicos têm posição contrária à determinação da Anvisa e, como ainda não conseguimos esgotar o debate, trouxemos o tema para discussão em conjunto com a Comissão de Assuntos Sociais - explicou Paim, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos.

A relação de convidados para a audiência pública e a data do debate ainda serão definidos pelos senadores.

Optometrista

Por sugestão dos senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), Casildo Maldaner (PMDB-SC), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a CAS realizará duas audiências públicas sobre o PLS 234/2010, que regulamenta a profissão de optometrista.

O texto estabelece que esse profissional deve ter graduação universitária em Optometria e prevê sua atuação em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação e reabilitação na área da saúde visual.

Para a primeira audiência serão convidados o presidente do Instituto Brasileiro de Optometria e do Sindicato Nacional dos Optometristas, Ivan Sciessere; a coordenadora do Curso de Optometria da Universidade do Contestado, em Canoinhas (SC), Patrícia Werner; o professor do curso de Optometria da Universidade do Contestado, José Luis Escobar; o médico Oftalmologista Pedro Silveira Gonçalves Filho; e o vice-presidente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria, Ricardo Bretas.

Devem participar do segundo debate o presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Paulo Augusto de Arruda Melo; o presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral; o presidente do Conselho Federal de Medicina, Roberto Luiz D'Ávila; e o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Cid Carvalhaes.

Ministro do Trabalho

Na mesma reunião, os senadores da CAS aprovaram requerimento da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) convidando o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, para apresentar as prioridades e os programas de sua pasta. A data ainda será confirmada pela secretaria da comissão.



25/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CDH volta a discutir proposta da Anvisa de proibir inibidores de apetite

Inibidores de apetite: Anvisa quer proibir determinados medicamentos

Anvisa esclarece população sobre inibidores de apetite

Anvisa promove painel sobre inibidores de apetite na próxima 3ª

Senado discute proposta da Anvisa de banir inibidores de apetite

Publicado estudo sobre venda de inibidores de apetite