Senado discute proposta da Anvisa de banir inibidores de apetite



Está sendo realizada, na sala 2 da Ala Nilo Coelho, audiência pública sobre a proposta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de banir os medicamentos que contenham sibutramina e os anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol). A Anvisa alega que os inibidores de apetite produzidos com essas substâncias trazem riscos à saúde e, portanto, devem ser retirados do mercado. Nem todos os médicos e farmacêuticos, porém, apoiam essa proposta.

Segundo a Anvisa, "a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo; além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários". Sobre os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, a Anvisa afirma que eles "apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central".

A audiência está sendo promovida pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado (CDH), cujo presidente é o senador Paulo Paim (PT-RS). Foram convidados para o debate especialistas em saúde, além de representantes da Anvisa e do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Mais informações a seguir



02/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Entidades médicas criticam proposta para banir venda de inibidores de apetite

CDH volta a discutir proposta da Anvisa de proibir inibidores de apetite

Anvisa realiza audiência pública para banir inibidores de apetites

Anvisa esclarece população sobre inibidores de apetite

Anvisa promove painel sobre inibidores de apetite na próxima 3ª

CAS discutirá decisão da Anvisa de proibir venda de inibidores de apetite