CAS VAI DEBATER POLÍTICA ESPACIAL E SITUAÇÃO DA BASE DE ALCÂNTARA
A proposta é da senadora Heloísa Helena (PT-AL) que indicou cinco convidados para o debate, incluindo o ministro da Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota Sardenberg, o procurador da República no Maranhão, Nicolau Costa Neto, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Alcântara, Samuel Moraes.
Heloísa está preocupada sobretudo com a situação dos moradores do município que foram desapropriados para implantação da base de lançamentos. Segundo a senadora, ainda existem inúmeras pendências jurídicas com a população local em função da desapropriação e mesmo assim o governo brasileiro assinou, em abril deste ano, convênio com os Estados Unidos para exploração comercial do CLA.
Isso representa a privatização do Centro e a secundarização da política espacial brasileira, além do aceleramento do processo de relocação. Ou seja, uma área que foi desapropriada por utilidade pública, ainda com inúmeras pendências jurídicas com a população, transformou-se em área de aluguel para países estrangeiros - afirmou.
Heloísa informou que o Centro de Alcântara foi implantado no início dos anos 80, com área de 52 mil hectares, ampliada para 62 mil hectares no governo de Fernando Collor.
12/07/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
CAS VAI DEBATER POLÍTICA ESPACIAL E SITUAÇÃO DA BASE DE ALCÂNTARA
CCT fará audiência para analisar situação da Base de Alcântara
AEB leva projeto espacial à agrovila de Alcântara (MA)
Liberados R$ 8,696 milhões para Centro Espacial de Alcântara (MA)
CCT quer debater pesquisa espacial com ministro da Ciência e Tecnologia
CRE DISCUTE POLÍTICA ESPACIAL