CAS votará benefícios para a mulher em financiamento habitacional
De autoria da senadora Emilia Fernandes (PT-RS), será votado até o fim do ano pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) projeto que reserva às mulheres que chefiam suas família 20% dos recursos destinados a financiamentos habitacionais. O último levantamento da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que mais de 20% dos lares brasileiros são sustentados por mulheres, o que abrange 7,6 milhões de mães à frente de suas famílias.
A senadora acredita que seu projeto contribuirá não só para resolver o problema habitacional, mas também para reduzir o drama da violência doméstica, uma vez que, de posse de sua casa, a mulher e os filhos não serão mais obrigados a deixar o lar ou conviver com seus agressores, que normalmente têm o título de propriedade do imóvel da família.
Emilia Fernandes diz que são as mulheres as maiores vítimas dos altos índices de desemprego e do patriarcalismo que ainda domina o mercado de trabalho no Brasil. Em sua opinião, aos empregadores não importa se as mulheres desempenham as mesmas funções dos homens, com igual qualidade técnica ou desempenho superior.
No seu entender, às mulheres ainda são pagos os menores salários, em média, 60% a menos do que a remuneração masculina. Como essas mulheres têm assumido crescentemente a chefia de suas famílias, ela considera a aprovação do projeto fundamental para mudar esse quadro. Em sua opinião, além de serem discriminadas em termos salariais, as mulheres também têm competido de forma desigual no mercado imobiliário.
Para Emilia Fernandes, a matéria insere-se no contexto da solução de um grave problema social, que atinge não só as famílias de baixa renda, mas também as de classe média, que da mesma forma enfrentam sérias dificuldades para conseguir moradia.
18/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fim de teto para financiamento habitacional sai de pauta
CAE votará benefícios para desempregados que fizerem cursos de capacitação ou reciclagem
Senado facilita financiamento habitacional para população carente
Projeto de Ademir amplia recursos para financiamento habitacional
Programa habitacional diminui prestação mínima para contratação de financiamento
Paim libera mutuário para escolher seguro de financiamento habitacional