Casa Brasil leva a Jules Rimet para África do Sul



Veja mais informações sobre a Copa no mini site do Portal Brasil.

A embaixada do Brasil na África do Sul montou um esquema especial de segurança para transportar a taça Jules Rimet e os troféus do futebol brasileiro desde a capital, Pretória, até a Casa Brasil, em Joanesburgo. Os visitantes poderão ver os uniformes utilizados pelos jogadores nas cinco copas em a seleção brasileira foi campeã do mundo. A exposição, que faz parte do acervo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ficará aberta ao público na Casa Brasil até o dia 11 de julho.

A Jules Rimet foi conquistada pelo Brasil pela terceira vez na Copa de 1970, no México. Com isso, o País ganhou o direito da posse permanente. A taça tem esse nome em homenagem ao terceiro presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa). Por iniciativa dele, foi realizada a primeira Copa do Mundo de Futebol, em 1930, no Uruguai, nação que conquistou o troféu pela primeira vez.

A taça foi projetada pelo artesão francês Abel Lafleur em ouro e liga de prata, sobre uma base azul de pedra lápis-lazúli. Tem a forma de uma taça octogonal, apoiado por uma figura alada representando Nice, a deusa grega da vitória (????, Ník? em grego).

A Taça Fifa substitui a Jules Rimet, mas, diferentemente dela, não poderá mais ficar em definitivo com nenhuma seleção, mesmo que ganhe três campeonatos consecutivos ou cinco alternados. A taça poderá ser trocada quando forem ocupadas todas as placas com os nomes dos países campeões, mas a original ficará em poder da Fifa.

Fonte:
Portal Brasil

 



05/08/2010 02:20


Artigos Relacionados


Governo prepara Casa Brasil 2014 para Copa da África

Casa Brasil inicia promoção do País na África

Casa Brasil inicia promoção do País na África

Casa Brasil lança na África livro sobre história da seleção

Promoção da igualdade racial leva missão brasileira a países da África e Europa

África-Brasil e LAC-Brasil abrem inscrições para financiamento de projetos