Casa da Moeda adere à campanha de combate ao câncer de mama
Com iluminação rosa, a Casa da Moeda do Brasil (CMB) aderiu nesta quarta-feira, dia 23 de outubro, à campanha de combate ao câncer de mama. O movimento internacional, também conhecido como Outubro Rosa, é um alerta contra a doença, a segunda maior causa de morte entre mulheres. Em 2011, foram 13.225 vítimas no Brasil.
Depois do Palácio do Planalto, do Congresso e do Ministério da Saúde, foi a vez do prédio administrativo da CMB ganhar nova iluminação. Ao todo, 952 mulheres trabalham na empresa pública, sendo que 283 têm mais de 50 anos de idade.
O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame e, a partir dos 50 anos, a mamografia, diminuindo os riscos que aparecem nessa faixa etária. Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.
Em 2011, a presidenta Dilma Rousseff lançou o Plano Nacional de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Colo do Útero e de Mama, estratégia para expandir a assistência oncológica no País. Atualmente, o SUS tem 277 serviços na assistência oncológica que atendem a 298 unidades hospitalares distribuídas nas 27 unidades da federação para a detecção e tratamento de câncer no Brasil.
Para ajudar na prevenção do câncer de mama, a equipe do ambulatório médico da CMB dará informações a todas as empregadas sobre como realizar o autoexame.
Fonte:
24/10/2013 18:16
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