Casa ficou lotada na posse dos novos senadores



Os 27 novos senadores da 53ª Legislatura tomaram posse nesta quinta-feira (1º) com o Senado lotado, tanto dentro do Plenário como nos corredores da Casa. Todos os 81 senadores estavam presentes: os 54 senadores com mandatos até 2011 juntaram-se aos que assumem o cargo nesta legislatura.

Desde cedo, o movimento nos corredores do Congresso foi intenso. Cada senador teve direito a trazer 15 convidados, que eram identificados por broches holográficos. Desses, dois permitiam acesso à Tribuna de Honra, três às galerias do Plenário e dez a um pequeno auditório com telão, montado no Salão Nobre. Os convidados que excederam esse número foram acomodados nas salas das comissões e no auditório Petrônio Portela. Alguns senadores, como Fernando Collor (PRTB-AL) e Renato Casagrande (PSB-ES) trouxeram caravanas de seus estados.

Muitos familiares dos novos senadores circulavam pelo Senado. Felipe Couto, filho adolescente do recém-empossado senador Mário Couto (PSDB-PA), disse que assistir à posse do pai no Senado era algo que lhe trazia muita felicidade, já que ele, o pai, vinha lutando por isso havia muito tempo. Mariana Dornelles, filha do senador Francisco Dornelles (PP-RJ), garantiu que o pai fará um excelente mandato. Ivete Simon, esposa do senador reeleito Pedro Simon (PMDB-RS), que prestou o compromisso de posse em nome de todos os 27 empossados, enfatizou o orgulho que sentia pelo marido, que, além de ser hoje o senador com mais tempo de mandato (24 anos), começava um novo período de oito anos.

Nos corredores do Senado, os jornalistas disputavam espaço com os convidados dos senadores. Além dos repórteres que habitualmente cobrem os trabalhos do Congresso, representantes da mídia nos estados compareceram especialmente para acompanhar a posse.

Além dos dois candidatos à presidência do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e José Agripino (PFL-RN), o senador Fernando Collor, ex-presidente da República, foi um dos que mais atraíram a atenção da imprensa.

Algumas autoridades também estiveram na Casa: o ministro das Comunicações, Hélio Costa - que é senador licenciado por Minas Gerais - e o governador e o vice-governador do Distrito Federal, respectivamente os ex-senadores José Roberto Arruda e Paulo Octávio.

A segurança dentro do Senado foi garantida pelos contingentes da Polícia Legislativa e, fora do edifício do Congresso, por 150 homens da Polícia Militar do Distrito Federal.

Logo após a cerimônia de posse, os parlamentares reelegeram, em eleição secreta, o senador Renan Calheiros para a presidência da Casa.

01/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Renato Borghetti retoma Solar no Sarau com casa lotada

Novos senadores tomam posse

Novos senadores se preparam para a posse

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE NA SEGUNDA

NOVOS SENADORES TOMAM POSSE EM 1º DE FEVEREIRO

Dois novos senadores tomam posse