Casa Guarujá será palco de filme nacional



Filme retrata o cotidiano da internação provisória de um adolescente que cometeu ato infracional

Os ambientes da Fundação Casa Guarujá, no litoral paulista, será um dos cenários do filme De menor, um longa-metragem da Tangerina Entretenimento e dirigido pelas cineastas Tata Amaral e Caru Alves de Souza, que conta a história de dois jovens irmãos que acabaram de perder os pais. As gravações no centro socioeducativo estão previstas para acontecer nos dias 1º e 2 de março.

De acordo com Ronald Kashima, diretor de produção, as filmagens do longa começaram no dia 8 de fevereiro e a estreia está prevista para o próximo ano. Dois ex-internos da Fundação CASA já participaram das gravações.

Serão utilizados três ambientes do centro de atendimento socioeducativo para retratar parte da história: a portaria, o andar superior da unidade de internação provisória e um dos refeitórios. A intenção é mostrar um pouco do cotidiano de um adolescente que está na internação provisória da instituição - o período de até 45 dias em que o jovem aguarda a sentença do juiz.

A unidade já foi cenário para outros dois curta-metragens: o Coelho Lalau, exibido no Festival de Cinema Experimental Curta a Vida, de 2009, realizado no Guarujá, e Do porque a para que contar histórias, exibido durante a cerimônia de premiação do 6º Concurso "Causos do ECA", da Fundação Telefônica, sobre histórias verídicas de aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

"É importante ampliar a visão da sociedade sobre o trabalho realizado hoje na Fundação CASA, desmistificando a imagem de Febem", afirma o diretor da Divisão Regional Litoral, João Carlos do Espírito Santo. "A aproximação do cinema nos leva a enxergar parte da evolução e da aprendizagem da instituição", completa.

Sinopse

De menor conta a história de Helena e Caio, dois irmãos que acabaram de perder os pais. Helena é recém-formada e trabalha na Vara da Infância e da Juventude de Santos. Ela tem a guarda do irmão, que é menor de idade.

Helena não tem interesse nos casos que acompanha, mas isso muda quando se vê obrigada a defender seu próprio irmão. Em sua jornada, Helena conta com o apoio de Paulo, o promotor do Fórum que, apesar de estar em uma posição diametralmente oposta a Helena, se sensibiliza com sua história.

As diretoras

Com mais de 20 anos de carreira, Tata Amaral produziu diversas obras audiovisuais que hoje são patrimônio do cinema nacional. Seu filme Antônia gerou a minissérie homônima exibida na Rede Globo e indicada ao Emmy. O primeiro longa-metragem de Tata, Um Céu de Estrelas, foi reconhecido pela crítica como um dos três filmes mais importantes da década de 90. A cineasta estreou o filme Hoje no Festival de Brasília, conquistando seis prêmios, entre eles o de Melhor Filme.

Caru Alves de Souza recebeu dois prêmios pelo curta-metragem Assunto de Família no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Seu último curta, O Mundo de Ulim e Oliut, foi aclamado no Festival do Rio de Janeiro. Caru também dirigiu documentários para a TV Cultura. De Menor será sua estreia em longas-metragens.

Da Fundação Casa



03/04/2012


Artigos Relacionados


Cidade de Lins será palco da quarta etapa da Copa da CASA

Ribeirão Preto será palco da edição de 2008 da Copa Casa de Futebol

Jovens da Fundação Casa visitam Aquário no Guarujá

Jovens da Fundação CASA do Guarujá conquistam II Olimpíada

Unicamp será palco de shows neste sábado

Olimpíada de Londres será palco de exposição sobre o Brasil