Jovens da Fundação CASA do Guarujá conquistam II Olimpíada
Mais 40 adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal também participaram do evento
Mais de 700 adolescentes de 55 unidades de internação da Fundação Casa disputaram, entre os dias 4 e 7 de outubro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, o maior evento esportivo do País reunindo adolescentes em conflito com a lei, a II Olimpíada Esportiva da Casa.
Os adolescentes do Guarujá ficaram em primeiro lugar com a conquista de três medalhas de ouro (duas na natação e uma no basquete), além de uma medalha de prata. As unidades Rio Pardo e Ribeirão Preto ficaram empatadas em segundo lugar, com uma medalha de ouro e três de prata.
A competição agitou o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, que inclui o Ginásio do Ibirapuera e outros equipamentos desportivos em São Paulo. O objetivo da olimpíada é promover a integração social, esportiva e cultural dos jovens que cumprem medidas socioeducativas. Para esta II Olimpíada, ainda foram convidados 40 adolescentes de Minas Gerais, Espírito Santo e Distrito Federal.
Durante os quatro dias da competição, dez modalidades esportivas foram disputadas: futebol de campo, futebol de salão, voleibol, handebol, basquetebol, dama, xadrez, tênis de mesa, natação (25m, 50m e revezamento 4x25m) e atletismo (100m, 400m, 5000m, revezamento 4x100m, arremesso de peso e salto em distância).
Para o gerente de esporte da Fundação Casa, Carlos Alberto Robles, os jovens que vivem hoje em todas as unidades podem encontrar, por meio do esporte, uma oportunidade de recomeçar, trocando a vida do crime por alguma modalidade esportiva. “Apostamos no esporte como saída para esses adolescentes”, aponta.
Preparação
A Olimpíada é resultado de uma parceira com a Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo. Desde janeiro, cerca 3.200 jovens estavam se preparando para competir nos jogos.
A fase classificatória contou com a participação de 70 unidades de todo Estado. Deste total, 700 internos se classificaram, de 55 unidades. Na primeira olimpíada, em 2006, 500 jovens haviam participado.
Dentro da programação da Olimpíada, a Fundação Casa promoveu também, no Ibirapuera, o “Sábado Cultura Urbana”, com intervenções culturais como apresentações de dança de rua, grupo de Rap, grafite, basquete de rua e skate.
Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania
(C.C.)
10/09/2007
Artigos Relacionados
Jovens da Fundação Casa visitam Aquário no Guarujá
Olimpíada da Fundação CASA reunirá 700 jovens no Ibirapuera
Abertura da II Olimpíada da Fundação Casa reúne 700 jovens no birapuera
Fundação CASA Paulista festeja boa atuação na Olimpíada CASA 2008
II Olimpíada da Casa reúne cerca de 700 jovens no Ibirapuera
II Olimpíada da Fundação Casa reúne mais de 700 adolescentes