Casa própria vai ficar mais cara








- Casa própria vai ficar mais cara

- Para que os bancos voltem a considerar atraente o financiamento habitacional, o Banco Central vai propor mudanças ao Conselho Monetário Nacional. A correção das prestações, hoje reajustadas pela TR mais juros de 12% ao ano, passará a ser feita pela inflação oficial (IPCA) mais juros de mercado.

Uma das novidades permitirá ao mutuário abater parte dos pagamentos na declaração anual do Imposto de Renda. Outra alteração está no aumento dos ganhos da caderneta de poupança, de 6% para 7,5% ao ano.

Em contrapartida, será cobrado imposto sobre o rendimento. A conta final, neste caso, não trará lucros maiores para o poupador. (pág. 1 e 12)

- Divulgados ontem, números oficiais atestam que a epidemia de dengue registrou um crescimento em fevereiro. O levantamento derruba a tese do secretário estadual de Saúde, Gilson Cantarino, para quem o pique da doença ocorreu em janeiro.

O total de contaminados chega a 89.718. Houve pelo menos 80 mortes, embora apenas 37 tenham sido reconhecidas. (pág. 1 e 17)

- O Governo sustenta que a operação de busca e apreensão na Lunus, empresa de Roseana Sarney e Jorge Murad, é de responsabilidade da Justiça do Tocantins e do Ministério Público Federal.

"Qualquer ação realizada pela Polícia Federal no caso Sudam terá sido sempre por ordem da Justiça Federal", disse o porta-voz do Planalto, Alexandre Parola.

O secretário-geral da Presidência da República, Arthur Virgílio, observa que "existem dias e semanas de fitas gravadas de Deus e o diabo na terra do sol", em investigações que foram iniciadas em 1997.

O procurador do Tocantins, Mário Lúcio Avelar, nega ter sido responsável pelo vazamento das imagens dos R$ 1,34 milhão no escritório da Lunus. (pág. 1 e 3)

- O Ministério da Previdência ameaça intervir no fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (Previ), que recusa ajustes nas normas feitas para reger tais instituições. Henrique Pizzolato, diretor de Seguridade da Previ, revida com uma acusação: "Querem fazer campanha eleitoral usando nossos recursos como trem pagador". (pág. 1 e 16)

- O presidente Fernando Henrique Cardoso determinou aos líderes do Governo no Congresso que garimpem no PFL os votos que faltam para assegurar a aprovação da emenda que prorroga a CPMF, na terça-feira.

Na quinta-feira à noite, no Palácio da Alvorada, Fernando Henrique e os líderes concluíram ser possível atrair o apoio de 60 dos 95 deputados do PFL. Mas querem mais.

Precisam mostrar aos investidores internacionais que a crise da candidatura Roseana Sarney não ameaça a governabilidade do País. (...) (pág. 4)

- O desembargador aposentado Irajá Pimentel foi executado ontem, quando caminhava com a mulher, a juíza Heloísa Helena Duarte, na Asa Sul, bairro de classe média da capital federal.

A ação foi rápida. Dois homens estacionaram um Fiat Tempra preto ao lado do casal. Um deles desceu do carro e disparou onze tiros. Seis balas atingiram o tórax e a cabeça de Pimentel, que morreu antes de chegar ao Hospital de Base.

Heloísa jogou-se na frente do marido, para protegê-lo. Foi atingida por um tiro no rosto, mas passa bem. (...) (pág. 5)

- (Palmas) - A Polícia Federal investiga a ligação da Lunus Serviços e Participações - da governadora Roseana Sarney e o marido Jorge Murad -, com outras empresas suspeitas de envolvimento no desvio de recursos da Sudam.
Durante apreensão de documentos na sede da Momento Engenharia, em Curitiba (PR), encontrou-se um "sinal de negócio" - a Lunus estaria vendendo sua participação na Agrima, acionista da Nova Holanda, acusada de fraudes na autarquia. (...) (pág. 2)

Colunistas

COISAS DA POLÍTICA - Dora Kramer

Amanhã é dia de prévias no PT. No âmbito nacional, o candidato Luiz Inácio Lula da Silva vai absolutamente contra a vontade para o embate com o senador Eduardo Suplicy. O comando petista não pôde ou não quis fazer como os "capos" peemedebistas, que acabaram com a alegria dos defensores da prévia no partido, e agora se vê na contingência de torcer para que Suplicy não tenha mais do que 15% dos votos, a fim de que não haja nódoas internas no brilho da candidatura Lula.

Mas o jogo está feito e a sorte - ou a falta dela - lançada. (...) (pág. 2)
(Informe JB - Ricardo Boechat) - O Brasil já começou a retaliar o protecionismo do governo Bush.
Esta semana, a Petrobras contratou ao grupo Petrofac, por US$ 100 milhões, a construção de módulos para plataformas de petróleo.

A obra será toda executada nos Estados Unidos. Usando apenas o subsidiado aço americano. (pág. 6)


Editorial

"FACA DE DOIS GUMES"

Enquanto se fecha, em torno de israelenses e palestinos, acerto diplomático - plano de paz saudita, enviado especial dos EUA, Resolução 1.397 da ONU - não escapa aos observadores que a economia das duas partes sangra sem parar. Desde que começou a segunda unificada, há 18 meses, com as irredutíveis represálias israelenses, morreram 1.500 pessoas.

O morticínio faz parte de uma contabilidade macabra que põe em xeque as finanças israelenses e asfixia definitivamente a já deprimida economia palestina.

Toda luta por independência inflaciona a coluna de perdas humanas e materiais, como se viu recentemente no Timor Leste.

Mas, depois de mais de meio século de reivindicação, com três grandes guerras regionais, resta acreditar que só com pressões internacionais se poderá colocar os contendores do Oriente Médio ao redor da mesa, antes que a fuzilaria incessante destrua de vez aspirações legítimas. (...) (pág. 10)


Topo da página



03/16/2002


Artigos Relacionados


Eletricidade vai ficar mais cara no interior de São Paulo, na Paraíba e no Espírito Santo

Mais de 26 mil famílias já foram beneficiadas com a regularização da casa própria

Mais de 61 mil pessoas visitaram o Feirão da Casa Própria no Rio de Janeiro

(Flash) - Mais de 200 famílias de Pederneiras recebem casa própria

Idade média dos mutuários da casa própria é cada vez mais baixa

Mais de 60 mil famílias de trabalhadores rurais terão casa própria até 2014