CASILDO DEFENDE LEGISLAÇÃO PARA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
- A saúde da população é um bem muito valioso para que seja transformado em instrumento de barganha. Nos países desenvolvidos, o Estado age com extrema severidade na fiscalização da indústria e do comércio de remédios. Impõe-se ao nosso país seguir o mesmo caminho, sob pena de estimular atentados que têm sido praticados contra a saúde de nossa população - comentou Casildo Maldaner.
O senador também sugeriu a realização de um "grande mutirão de fiscalização", mobilizando, se necessário, estagiários de cursos de farmacologia, para acelerar um levantamento técnico sobre os remédios existentes no Brasil, para compor um Cadastro Nacional de Medicamentos.
Outro problema citado por Casildo Maldaner na área de medicamentos no Brasil é a questão das patentes, que se estendem por dez anos, quando o seu prazo normal de validade, segundo o senador, seria de quatro anos. Ele opinou que isso repercute no preço dos remédios, já que depois que a posse da patente expira, a fórmula transforma-se em domínio público e pode ser fabricada por qualquer laboratório, barateando o custo.
13/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo defende nova legislação sobre o consumo de drogas no Brasil
Livro traz cálculos inéditos para a indústria farmacêutica
Mozarildo denuncia falta de política para a indústria farmacêutica
Indústria farmacêutica tem mais 60 dias para adaptar-se às novas regras
OMS cobra doações da indústria farmacêutica para reduzir doenças tropicais
Indústria farmacêutica