Casildo exalta trajetória de Ulysses Guimarães, 'o pai da Constituição'
Em discurso na sessão solene que lembrou os 25 anos da promulgação da Constituição Federal, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) exaltou a trajetória de Ulysses Guimarães (1916-1992), a quem chamou de “o pai da Constituição”.
“Chegamos! Esperamos a Constituição como o vigia espera a aurora. Bem-aventurados os que chegam. Não nos desencaminhamos na longa marcha, não nos desmoralizamos capitulando ante pressões aliciadoras e comprometedoras, não desertamos, não caímos no caminho”, disse Casildo Maldaner, ao ler trecho do histórico discurso de Ulysses na promulgação da ‘Constituição Cidadã’.
O senador lembrou sua convivência com Ulysses desde a fundação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), em 1966, e quando exerceram mandatos de deputados federais entre 1983 e 1987.
Casildo lembrou a atuação de Ulysses na “belíssima luta pelas eleições diretas”, e declarou que o então líder da oposição dedicou a vida à construção “de um país mais justo e igualitário” e, durante a ditadura, fez “defesa inarredável” da democracia e da liberdade.
- Seu legado, que até hoje é bússola de nossos ideais, sua voz forte, que não se calou no coração dos brasileiros, são conhecidos de todos – disse o senador.
Casildo disse ainda que a Constituição de 1988 é o “alicerce sólido” sobre o qual se ergueu a nação. Lembrou também de ter aprendido com Ulysses o “poder do diálogo, da troca de idéias e da busca pelo entendimento”.
- Sem jamais arredar de suas convicções, Ulysses esteve sempre aberto à conversa na busca pelo entendimento. Inesquecíveis as noites de conversa, ao redor da antológica mesa do [restaurante] Piantella [em Brasília] – registrou.
29/10/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias destaca trajetória política de Ulysses Guimarães
Começa homenagem a Ulysses Guimarães
BR 232 PASSA A SE CHAMAR ULYSSES GUIMARÃES
Plenário homenageia Ulysses Guimarães
Senado homenageia Ulysses Guimarães
CE aprova instituição da Medalha Ulysses Guimarães