Casildo Madaner relata encontro com importadores russos de carne
Apesar dos interesses convergentes, o senador alertou para "arestas" que precisam ser resolvidas o quanto antes. Segundo ele, o empresário russo quer negociar diretamente com o exportador brasileiro, sem a interferência das international trading companies, que acaba encarecendo o produto. Casildo Maldaner entende que esses intermediários tumultuam o processo ao ganhar em dobro, tanto do exportador quanto do importador. "Se há de um lado a vontade de vender e, do outro, o desejo de comprar, para que serve a figura do atravessador?", questionou.
Outro ponto assinalado por Casildo Maldaner é a queixa dos empresários russos quanto à postura de desconfiança por parte dos frigoríficos brasileiros, constatada por uma missão comercial que esteve no Brasil. O senador explicou que os empresários alegam ter sólidas garantias para oferecer e que não se justifica qualquer atitude preconceituosa por parte dos empresários brasileiros.
Na opinião de Casildo Maldaner, o Brasil está diante de uma oportunidade única para consolidar as relações comerciais com a Federação Russa, que poderão ajudar a equilibrar a balança comercial brasileira. "Devemos mover-nos com celeridade e competência para que não percamos essa chance", concluiu.
02/08/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner relata encontro com empresários na Rússia
Casildo Maldaner relata conclusões do 26º Encontro Brasil-Alemanha
Parlamentares russos dizem que seu país deseja retomar importação de carne bovina do Brasil
Importadores de 15 países participam de encontro em Pernambuco
Ana Amélia relata dificuldades enfrentadas por produtores de carne e de arroz
Valter Pereira relata problemas de produtores de carne e frigoríficos