Ana Amélia relata dificuldades enfrentadas por produtores de carne e de arroz
A senadora Ana Amélia (PP-RS) relatou que representantes dos produtores de carne bovina, suína e de frango estavam reunidos nesta segunda-feira (6) com o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, para avaliar as consequências negativas trazidas pelo embargo declarado pela Rússia a carnes produzidas no Mato Grosso, no Paraná e no Rio Grande do Sul.
A parlamentar afirmou que as alegações para o embargo não se sustentam e aventou a possibilidade de motivações políticas ou diplomáticas para a decisão russa, uma vez que o governo brasileiro ainda não se manifestou sobre a pretensão daquele país de participar da Organização Mundial do Comércio (OMC).
A representante gaúcha no Senado relatou ainda reunião que teve com o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, na última quarta-feira (1º), ao lado de parlamentares gaúchos e catarinenses. Os congressistas reclamaram que as medidas tomadas, desde fevereiro, para aumentar o preço do arroz no mercado interno não estão surtindo efeito. Os agricultores estariam vendendo por um preço menor do que o de custo. O assunto foi discutido na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na última sexta-feira (3).
A senadora aproveitou o pronunciamento para destacar a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 15/11 - relatado por ela no Senado -, que permite ao governo doar alimentos dos estoques públicos a países que foram atingidos por catástrofes no ano passado. O PLV aumentou a quantidade de arroz que poderá ser doado de 100 mil toneladas para 500 mil toneladas, o que pode minimizar os problemas na rizicultura.
06/06/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ana Amélia defende produtores de arroz
Benedito relata problemas de produtores de arroz de Alagoas
Ana Amélia faz apelo por produtores gaúchos de arroz
Ana Amélia defende produtores de arroz brasileiros
Ana Amélia relata dificuldades de pequenas e médias empresas gaúchas
Flexa Ribeiro relata dificuldades de produtores da Flona Jamanxim