Casildo Maldaner aponta importância do cooperativismo em Santa Catarina




Em pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (5), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) lembrou a passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 2 de julho, e exaltou o "modelo econômico que une de forma exemplar o desenvolvimento econômico com o bem-estar social".

O senador disse que o Brasil conta com mais de 6.600 cooperativas, com cerca de 9 milhões de associados, e está fortemente presente na economia de Santa Catarina. Segundo números da Organização das Cooperativas Catarinenses, apresentados por Casildo Maldaner, o estado conta com 255 cooperativas em atividade e mais de um milhão de cooperados.

- Mais de 16,6% de nossa população [catarinense] é ligada diretamente ao cooperativismo. Se pensarmos que cada um desses cooperados compõe um núcleo familiar básico de quatro pessoas, o número de envolvidos cresce para mais de quatro milhões de pessoas, portanto, quase 70% da população estadual.

Casildo Maldaner citou como exemplo de êxito a Cooperativa Central Oeste Catarinense Aurora, "referência mundial na tecnologia de processamento de carnes", que inaugurou no último sábado uma fábrica de produtos lácteos com capacidade para processar 2,2 milhões de litros de leite por dia. O parlamentar sublinhou o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) a essas iniciativas.



05/07/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner comemora 40 anos do cooperativismo em Santa Catarina

Casildo Maldaner registra vitória em Santa Catarina

Casildo Maldaner defende instalação de refinaria em Santa Catarina

Casildo Maldaner comemora instalação de fábrica da BMW em Santa Catarina

Casildo Maldaner destaca a capacidade econômica de Santa Catarina

Casildo Maldaner propõe denominação para viaduto em Santa Catarina