Casildo Maldaner defende a destinação de mais recursos para a área da saúde



Em pronunciamento nesta quarta-feira (24), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) registrou a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), quando apresentou relatos que revelam que o país ainda precisa suprir carências substanciais no setor. O senador concorda que, apesar dos avanços, o Brasil está longe de garantir um acesso pleno à saúde pelos cidadãos.

Maldaner observou que o Sistema Único de Saúde é um dos maiores sistemas públicos de saúdes do mundo, abrangendo desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos. Os recursos destinados ao setor no orçamento, no entanto, na avaliação do senador, está aquém das necessidades de um sistema inclusivo como o SUS.

Casildo criticou o fato de o Brasil aplicar menos do que 4% do produto interno bruto (PIB) na saúde, lembrando que o índice está bem abaixo do que prevê a Organização Mundial de Saúde, que é de 8% do PIB. Além da falta de recursos, o senador apontou ainda equívocos na gestão das instituições de saúde que afetam drasticamente a qualidade dos serviços do setor área.

- Um exemplo claro está no excessivo protagonismo dos hospitais como referência de atendimento. A larga maioria dos casos atendidos nessas instituições de alta complexidade são situações mais simples que poderiam ser resolvidas em unidades de pronto atendimento – disse.

O senador ainda protestou contra a concentração de recursos na União e resaltou a necessidade de parceria entre os entes federativos para tratar da saúde. Casildo frisou que o acesso à saúde é um direito de todos os brasileiros e que um atendimento de qualidade é algo “inadiável e valoroso”.

- A luta pelo acesso à saúde está acima de qualquer interesse partidário ou eleitoral e a responsabilidade pelos avanços não está restrita a ação do governo federal. Que este Parlamento possa contribuir com essa causa, que é de todos os brasileiros – afirmou.



24/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner: em vez de cortes, saúde devia receber mais recursos

Casildo Maldaner pede mais recursos de tributos para estados e municípios

VALADARES DEFENDE DESTINAÇÃO DE RECURSOS DA UNIÃO E DOS ESTADOS PARA A SAÚDE

Inácio Arruda defende destinação de recursos do orçamento federal para a saúde

Casildo Maldaner manifesta apoio à mobilização de prefeitos por mais recursos

Casildo Maldaner defende a construção de mais refinarias de petróleo no país