Casildo Maldaner pede ampla reorganização do pacto federativo



O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) defendeu uma ampla reorganização do pacto federativo ao discursar em Plenário nesta quarta-feira (13). Para ele, essa reforma precisa definir novos papéis administrativos que permitam a independência financeira de estados e municípios e rompam a centralização excessiva dos recursos públicos pela União.

Casildo Maldaner disse que as prefeituras estão em “estado de apuro” devido ao crescimento contínuo das despesas. Como exemplo das dificuldades dos prefeitos, o senador citou o piso salarial nacional do magistério. Se respeitam o pagamento do piso, disse Casildo, os prefeitos correm o risco de descumprir os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) com folha de pagamento, e vice-versa.

- Isso tudo pensando na possibilidade de disporem do recurso, fato que será cada dia mais raro. Se o caixa para honrar os compromissos com a folha já é insuficiente, o que sobra para os investimentos, para as obras de infraestrutura, enfim, para todas as necessidades específicas de cada cidade é quase nada. A situação nos estados não é muito diferente – alertou.

Para Casildo Maldaner, a reformulação do pacto federativo é imperativa e inadiável para a redefinição da divisão das receitas públicas e atribuições de União, estados e municípios.



13/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner cobra revisão do pacto federativo

Casildo Maldaner defende revisão do pacto federativo

Casildo Maldaner defende pacto federativo e reforma tributária

Casildo Maldaner manifesta confiança em novo pacto federativo

Casildo Maldaner destaca pontos de convergência na discussão do pacto federativo

Casildo Maldaner defende 'ampla reforma tributária'