Casildo pede mais investimentos em infraestrutura e cobra reforma tributária



Ao discursar no Plenário, nesta quarta-feira (4), o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) cobrou mais investimentos em infraestrutura e um sistema tributário mais equilibrado para que o empreendedorismo do Brasil possa avançar. Segundo o senador, os diversos gargalos na cadeia da produção esgotam os esforços do empreendedorismo e comprometem o crescimento do país.

- Não há como alcançar competitividade sem infraestrutura decente e sem um sistema tributário justo e equilibrado – disse o senador.

Com base no Relatório Global de Competitividade do Fórum Econômico Mundial, o senador informou que o Brasil perdeu oito posições no ranking global de competitividade. Na edição de 2013/2014 do ranking, o país aparece na 56ª posição entre 148 nações, contra a 48ª posição em 2012.

- Não é novidade para os brasileiros. Todos temos conhecimento do Custo Brasil – lamentou o senador, que aproveitou para cobrar a construção de uma rodovia para ligar o oeste de Santa Catarina até a região dos portos do estado.

O senador também pediu uma “profunda alteração” no quadro tributário do país. Casildo disse que é preciso reduzir, simplificar e distribuir melhor os tributos. Ele argumentou que os tributos consomem até 40% do rendimento bruto das empresas e dos trabalhadores – por isso, é necessário reduzir a quantidade de tributos. Segundo Maldaner, a burocracia também é um entrave para o crescimento do país, daí a necessidade de uma simplificação na forma de arrecadação dos tributos.

O senador ainda apontou que existe, no atual modelo, uma concentração exagerada dos tributos nas mãos da União, que fica com cerca de 60% de tudo o que se arrecada. Essa concentração exagerada, disse o senador, compromete a capacidade de investimentos de estados e municípios. Casildo reconheceu que o Brasil tem características importantes que podem colaborar com um maior crescimento econômico, como um mercado interno amplo e em ascensão e um clima positivo.

- Se fizermos as reformas necessárias, criaremos um ambiente muito positivo para os negócios – declarou.

Facisc

Casildo também informou que, ainda nesta tarde, vai se reunir com a nova diretoria da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), no gabinete do colega Paulo Bauer (PSDB-SC). De acordo com Casildo, a entidade congrega mais de 30 mil empresas em todos os municípios catarinenses.

- A Facisc desempenha importante papel tanto buscando soluções empresariais inovadoras para seus associados, quanto na representação política de seus interesses – afirmou o senador.



04/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner defende investimento em infraestrutura e reforma tributária para alcançar crescimento

Para Casildo, infraestrutura e reforma tributária são a receita para o crescimento

Acir Gurgacz cobra mais investimentos em infraestrutura

Casildo Maldaner pede mais investimentos em pesquisa e tecnologia de equipamentos médicos

Roberto Cavalcanti pede mais investimentos na infraestrutura aeroportuária de João Pessoa

Benedito de Lira pede mais investimentos federais na infraestrutura do transporte rodoviário