Casildo Maldaner pede mais investimentos em pesquisa e tecnologia de equipamentos médicos



Utilizando-se do exemplo da artista plástica Ana Amália Tavares Barbosa – que, tetraplégica e muda após ter sofrido um acidente vascular cerebral, conseguiu o título de doutora pela Universidade de São Paulo (USP) –, o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) pediu mais investimentos para o desenvolvimento de pesquisa e tecnologia de equipamentos para pessoas com deficiência e na área médica em geral.

O parlamentar disse que, além de tetraplégica e muda desde 2002, Ana Amália também ficou disfágica, ou seja, não consegue mastigar e engolir alimento. Na última quarta-feira (9), “recebeu com distinção e louvor da banca examinadora a aprovação da sua tese” e tornou-se doutora em Arte e Educação pela USP.

Para conseguir o feito, a artista contou com “uma conjunção de fatores essenciais: sua gigantesca força de vontade, o apoio e dedicação integral de sua família e de seus amigos, e equipamentos e programas de computador específicos que permitiram sua comunicação, desenvolvidos pela rede Sarah de Hospitais, em Brasília, e pela Fundação Lucy Montoro, em São Paulo”.

Cassildo Maldaner, que relatou sua participação, no dia anterior, no lançamento da Aliança Brasileira da Indústria Inovadora em Saúde, disse que o Brasil ainda engatinha na pesquisa e desenvolvimento de equipamentos médicos.

O senador afirmou que o mercado de pesquisa e tecnologia em saúde é estimado em quase R$ 35 bilhões e fomenta direta ou indiretamente mais de 11 mil empresas, que geram diretamente 100 mil postos de trabalho, a maior parte de alta especialização. Para ele, além da “imperativa necessidade” de se ampliar investimentos e fundos financiadores para pesquisa tecnológica em saúde no Brasil, é preciso aprimorar as instâncias reguladoras, “que devem ser desburocratizadas e dinamizadas, a fim de conferir mais agilidade aos processos de pesquisa, por si só já demorados”



17/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Casildo Maldaner pede isenção de IPI para equipamentos voltados a pessoas com deficiência

Casildo Maldaner pede mais apoio para micro e pequenas empresas

Casildo Maldaner pede mais investimento em campanhas para educação no trânsito

Casildo Maldaner pede mais recursos de tributos para estados e municípios

Casildo Maldaner pede mais incentivo para as micro e pequenas empresas

Ruben Figueiró elogia Programa Mais Médicos, mas pede compra de equipamentos hospitalares