Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares



O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, participou neste domingo (17.11), na Zona da Mata de Alagoas, da 2ª  Cavalgada da Liberdade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares e a Zumbi, líder da comunidade que chegou a reunir quase 30 mil escravos que conseguiram escapar de fazendas da então Capitania de Pernambuco.

“Esta cavalgada é uma homenagem àqueles que deram início à luta social no Brasil. No Quilombo dos Palmares nasceu a luta por um Brasil mais justo e menos desigual. E Zumbi foi o grande líder daquela gente. Homenagear Zumbi é lembrar uma dos principais episódios da história do Brasil”, disse o ministro.

Idealizada por Aldo Rebelo, a Cavalgada da Liberdade reuniu dezenas de cavaleiros e amazonas no trajeto entre os municípios alagoanos de União dos Palmares e Viçosa. Na partida, às 6h da manhã, da antiga estação ferroviária, os cavaleiros foram abençoados pelo pároco da cidade e cantaram o Hino Nacional acompanhados por um grupo de berimbaus.

Na primeira parada – chamada de bate-sela – no município de Capela, o prefeito Eustáquio Moreira elogiou a iniciativa do ministro do Esporte de criar a homenagem aos escravos fugidos. Moreira pediu a mobilização de todos para que a cavalgada se consolide como um evento cultural e cívico referência em todo o Brasil.

De Capela, a cavalgada seguiu para o encerramento emViçosa, cidade localizada na região onde Zumbi foi morto, em 20 de novembro de 1695.

Fonte:
Ministério do Esporte 



18/11/2013 16:58


Artigos Relacionados


Alckmin é homenageado na Faculdade Zumbi dos Palmares

Estações da CPTM vão receber Coral Zumbi dos Palmares

AEROPORTO DE MACEIÓ PODERÁ SE CHAMAR ZUMBI DOS PALMARES

Alckmin é patrono da 1ª turma de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares

Cultura: Universidade Zumbi dos Palmares ganha sala de leitura

Humberto Costa diz que luta de Zumbi dos Palmares continua válida