Humberto Costa diz que luta de Zumbi dos Palmares continua válida



O senador Humberto Costa (PT-PE) lembrou os 318 anos da morte de Zumbi dos Palmares, líder da luta contra a escravidão, homenageado neste Dia Nacional da Consciência Negra. Para o senador, a luta de Zumbi continua válida até hoje, porque as condições de vida dos negros no Brasil ainda são inferiores às dos brancos.

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), por exemplo, apurou que a expectativa de vida dos negros é menor e que  eles são as maiores vítimas da violência, já que, de cada três pessoas assassinadas no país, duas são negras.

Humberto Costa destacou ainda que os negros recebem 36% menos que os brancos e que eles são poucos no Congresso Nacional, ocupando apenas 9,8% das cadeiras nas duas Casas.

- Hoje é um dia de homenagear a população negra do nosso  país e, ao mesmo tempo, de reafirmar os compromissos que todos temos com a promoção da igualdade racial, com a emancipação dos negros na nossa sociedade e com a promoção de cidadania para a população negra - disse

Humberto Costa disse que nos últimos dez anos o governo vem adotando medidas para superar o racismo e promover a igualdade entre negros e brancos, por meio da Secretaria de Políticas de Igualdade Racial. Nesse período, houve aumento da renda média, do emprego formal e da escolaridade dos negros, afirmou.



20/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anibal Diniz diz que espírito de Zumbi dos Palmares continua vivo

Cavalgada da Liberdade homenageia Zumbi dos Palmares

Alckmin é homenageado na Faculdade Zumbi dos Palmares

Estações da CPTM vão receber Coral Zumbi dos Palmares

AEROPORTO DE MACEIÓ PODERÁ SE CHAMAR ZUMBI DOS PALMARES

Alckmin é patrono da 1ª turma de direito da Faculdade Zumbi dos Palmares