CCBB Brasília passará por obras de expansão



O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília vai ganhar obras de expansão de sua área para vivências culturais, de lazer e de entretenimento. Serão investidos R$ 3,5 milhões para projetos e obras físicas de infraestrutura no edifício Tancredo Neves. O projeto “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” também prevê investimento na curadoria e montagem de uma exposição permanente avaliado em cerca de R$ 5,5 milhões.

A base conceitual do projeto integra memória, preservação do patrimônio, e oferta de novas dinâmicas interativas que caracterizam os espaços expositivos modernos, com participação cada vez maior do público e atendimento qualificado aos visitantes.

Exposição permanente

O núcleo do projeto é uma exposição permanente dividida em três módulos – História, Cultura e Cidadania, e Inovação - que irão reunir importantes acervos nas áreas de numismática, artes visuais, documentação, mobiliário e equipamentos, além de ícones de projetos sociais da Fundação Banco do Brasil.

No módulo Inovação, por exemplo, a ideia é criar espaços interativos, que vão proporcionar ao público a experimentação de novos conceitos e tecnologias relacionadas à indústria bancária. Já no módulo História, o acervo do Banco contribuirá com obras de grande valor que registram não apenas a trajetória da Instituição, mas também marcos importantes da formação histórica e econômica do País. O Banco de hoje, suas principais conexões simbólicas com o mundo do esporte, da cultura e dos grandes movimentos sociais do País estará no módulo Cultura e Cidadania.

A entrega da primeira etapa do “Museu Banco do Brasil – História, Cultura e Cidadania” está prevista para o próximo aniversário de Brasília, dia 21 de abril do ano que vem. Ainda em 2014, no mês de outubro – quando os Centros Culturais Banco do Brasil irão comemorar seu 25º aniversário – está prevista o final da etapa seguinte de implementação dos módulos do Museu. Os trabalhos envolvem planejamento, diagnóstico dos acervos, plano museológico, assessoramento e acompanhamento técnico e museológico às obras de infraestrutura, que antecedem a realização do projeto.

CCBB Brasília

Inaugurado no dia 12 de outubro de 2000, o Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília foi criado com o objetivo de inserir a capital do País no roteiro nacional dos melhores eventos e produções culturais. Desde então, o CCBB Brasília consolidou-se como um dos principais protagonistas do cenário artístico brasiliense, priorizando uma programação com foco na diversidade temática, brasilidade, ineditismo e relevância cultural. Além disso, todo trabalho é voltado para possibilitar acessibilidade à cultura nos diversos segmentos da sociedade.

O CCBB Brasília é um espaço multidisciplinar e um ambiente de convivência propício à apreciação da arte em suas diferentes formas de expressão. Os projetos realizados aliam conhecimento e entretenimento cultural, nas áreas de música, teatro, artes plásticas, cinema, dança, ideias e arte-educação.

Desde a inauguração, o CCBB já recebeu mais de 7,4 milhões de visitantes, público que tem crescido substancialmente a cada ano. Em abril de 2012, o CCBB Brasília figurou na lista dos cem museus mais frequentados do mundo, estando em 45º lugar em visitação em 2011, segundo a revista britânia The Art NewsPaper. Com relação ao perfil dos visitantes, verifica-se a presença de uma plateia diversificada, constituída pelas mais variadas faixas etárias, tanto de renda como de escolaridade.

A atuação do CCBB Brasília contempla os padrões de excelência das demais iniciativas culturais do Banco do Brasil em nível nacional. Sua importância para a capital do País torna-se, a cada dia, mais reconhecida, tanto no setor artístico, como no empresarial e governamental. O impacto social percebido pelo público e pela mídia coaduna com uma das missões do Banco do Brasil.

 

Fonte: 

Banco do Brasil



24/09/2013 16:37


Artigos Relacionados


CCBB-SP recebe mostra com obras de Picasso, Warhol e Basquiat

Centro Olímpíco da Universidade de Brasília passará por reformas

Rodovia SP-255, em Jaú, passará por obras de duplicação e recapeamento

Museu de Arte Religiosa e Tradicional passará por obras

Rodovia Assis Chateaubriand, em Barretos, passará por obras de melhorias

SP apresenta obras de expansão da Linha 5-Lilás do Metrô