CCDH e Fundação Maurício Sirotsky lançam prêmio de Direitos Humanos



Com a assinatura de protocolo hoje à tarde, no espaço da RBS na Feira do Livro, o presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Roque Grazziotin (PT) e o representante da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, Léo Voigt, lançaram o Prêmio Direitos Humanos 2001. O objetivo é homenagear pessoas físicas e jurídicas que mereçam destaque por promover, defender e divulgar os Direitos Humanos. A premiação, instituída em 1998 pelo escritório da Unesco no Rio Grande do Sul em conjunto com a CCDH e a Fundação, acontecerá em 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, consistindo na concessão de um troféu e de Diploma de Qualificação.

A exemplo dos eventos anteriores, neste quarto ano a premiação será concedida em quatro categorias: I - Formação de Consciência de Cidadania, destinada a ações educativas em curso que contribuam para a formação de cidadania, de entidades governamentais e não-governamentais, sem fins lucrativos, e pessoas físicas dedicadas à promoção ou defesa dos Direitos Humanos; II - Divulgação dos Direitos Humanos, para profissionais/veículos de comunicação e campanhas que contribuam para a difusão dos princípios dos Direitos Humanos; III - Defesa dos Direitos Humanos, destacando projetos em execução na área de Educação, para instituições formais de ensino, de todos os níveis, que visem a defesa dos Direitos Humanos.

A Comissão Organizadora eventualmente poderá indicar premiação em categoria IN MEMORIAN, destinada a pessoas físicas que realizaram trabalhos na promoção ou defesa dos direitos humanos.

O julgamento do Prêmio ficará a cargo de duas Comissões, com nove membros cada, destinadas a indicar e avaliar os nomes sugeridos.


11/01/2001


Artigos Relacionados


CCDH e Fundação Maurício Sirotsky lançam prêmio de Direitos Humanos

CCDH e Fundação Maurício Sirotski assinam protocolo para prêmio direitos humanos

CCDH terá Cartilha de Direitos Humanos

CCDH incentiva rede de Direitos Humanos no Interior

CCDH fala de direitos humanos em fórum de Gramado

CCDH divulga direitos humanos em todo o Estado