CCJ adia votação da 'ficha limpa' para servidores públicos



A proposta de emenda à Constituição (PEC) que exige "ficha limpa" para a investidura em cargos públicos foi retirada da pauta da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nesta quarta-feira (5). A decisão se deu por falta de consenso entre os senadores em relação aos critérios estabelecidos pela lei.

Inspirada na Lei da Ficha Limpa, a PEC 30/10, do ex-senador Roberto Cavalcanti, impede de assumir cargos públicos, efetivos ou comissionados, candidatos que tiverem sido condenados criminalmente, mesmo que o processo ainda esteja pendente de recurso.

Durante a reunião, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) anunciou que seu voto seria contrário à matéria. Entre os motivos, citou o fato de não haver, na proposição, a especificação dos tipos de crime que impediriam alguém de assumir o cargo.

- Seria necessária, talvez, uma restrição, digamos, aos crimes hediondos. A lei a ser editada posteriormente à aprovação dessa emenda poderia ser tão ampla que qualquer crime seria impeditivo - afirmou.

Para tentar contornar o problema, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) sugeriu que a redação fosse a mesma da Lei da Ficha Limpa, que especifica os crimes e restringe o impedimento a oito anos após a condenação. O projeto foi retirado de pauta para a análise da sugestão do senador.

Na reunião da CCJ, também foi retirado de pauta o PLC 104/09, que torna impenhorável imóvel de solteiros, divorciados ou viúvos. Pela lei atual, é impenhorável imóvel residencial próprio do casal ou da entidade familiar. A retirada do projeto deveu-se à existência de requerimento para tramitação em conjunto com propostas semelhantes.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



05/10/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova exigência de ficha limpa para todos os servidores públicos

Senado pode analisar nova proposta de ficha limpa para servidores públicos

Ficha Limpa pode ser exigida também para funcionários públicos

Aprovada exigência de ficha limpa para todos os cargos públicos

Aprovada aplicação da Lei da Ficha Limpa para cargos públicos efetivos e comissionados

Exigência de ficha limpa deve valer para todos os cargos públicos