CCJ analisará programa de ressocialização dos moradores de rua



Está tramitando na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), para decisão terminativa, projeto do senador Antonio Carlos Junior (PFL-BA) que autoriza o governo federal a criar o Programa Especial de Ressocialização dos Moradores de Rua. Os objetivos são dar alimentação, abrigo e assistência psicológica, jurídica e médico-odontológica aos moradores de rua, além de promover cursos profissionalizantes e ajudar os participantes do programa na busca de posições no mercado de trabalho.

- Procura-se conjugar a satisfação das necessidades imediatas da população mais carente com a distribuição de meios de inserção social, notadamente, saúde e educação. A conseqüência do programa não será apenas a de manter os moradores de rua vivos e alimentados. Trata-se de, paralelamente, gerar as condições que permitam a inclusão desses cidadãos no mercado de trabalho e na sociedade - afirmou Antonio Carlos Junior.

De acordo com a proposta do senador pela Bahia, o Programa Especial de Ressocialização dos Moradores de Rua será financiado com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza e coordenado pelo órgão federal responsável pela política de assistência social, em condições a serem estabelecidas em regulamento próprio. O programa também poderá contar com recursos de financiamento externo junto a organismos multilaterais de crédito.

Também deverá ser criado um cadastro nacional dos beneficiários do programa. Pelo projeto, é considerado morador de rua aquele que não possui domicílio onde possa ser encontrado com regularidade pelos agentes do Estado. O programa será implantado mediante convênios entre a União, os estados e os municípios e contará com equipe de busca e triagem, restaurante popular, abrigo provisório, centro de ressocialização e centro de formação profissional.



02/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adiada instalação de comissão que analisará MP do programa Mais Médicos

CE analisará programa nacional de bolsas de estudo para alunos do ensino superior privado

Moradores de São Mateus aderem ao Programa Frente de Trabalho

Habitação: Programa Sonho Meu beneficia moradores de Itatinga

(Flash) - Programa Dose Certa beneficia moradores de Igarapava

Habitação: Programa Sonho Meu vai beneficiar moradores da cidade de Conchas