CCJ analisará projeto que uniformiza ICMS para produtos importados




Após muita polêmica, os senadores da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) decidiram nesta terça-feira (20) enviar à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 72/2010, do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que uniformiza o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para importações.

VEJA MAIS

O projeto prevê alíquota zero para ICMS nas operações interestaduais com mercadorias importadas que, no Brasil, não tenham passado por processo de industrialização ou que tenham apenas recebido nova embalagem. A proposta tem objetivo, diz seu autor, de corrigir distorções decorrentes dos incentivos concedidos pelos estados, no contexto de "guerra fiscal" entre as unidades da federação.

Antes de o relator e presidente da CAE, Delcídio Amaral (PT-MS), ler seu voto favorável ao texto, alguns senadores protestaram contra a concentração de arrecadação na União, estratégia que, segundo Lindbergh Farias (PT-RJ), estaria embutida da chamada "reforma tributária fatiada".

Para o parlamentar, o governo não estaria promovendo o debate necessário para formar um entendimento em torno da matéria. Parte dos integrantes da CAE defendia que o envio do texto à CCJ, solicitado por requerimento do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), antecedesse a leitura do parecer do relator.

No entanto, prevaleceu a posição que permitiu a leitura do voto pelo relator e a aprovação do requerimento para envio da proposta à CCJ.

Para Ricardo Ferraço, o PRS 72/2010 seria inconstitucional, motivo pelo qual ele pediu exame da matéria na CCJ.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



20/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em busca de acordo, é adiada votação de projeto que uniformiza ICMS para importados

Relator quer suspender tramitação de proposta que uniformiza ICMS sobre importados

CE analisará projeto que uniformiza critérios para isenção de taxa de inscrição em vestibular das federais

Ana Rita pede cuidado na análise de projeto que modifica ICMS sobre produtos importados

ICMS para produtos importados tem alíquota unificada em 4%

Sarney vai reunir líderes para garantir urgência a projeto que uniformiza alíquotas do ICMS