CCJ apresenta balanço de suas atividades
O presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE), apresentou na reunião desta terça-feira (12) um balanço das atividades da comissão no primeiro semestre. Segundo ele, em 26 reuniões, foram aprovadas 187 matérias: 11 propostas de emenda à Constituição, 17 projetos de lei do Senado, 13 projetos de lei da Câmara, além de requerimentos, projetos de resolução e outras matérias.
- Não deixamos de fazer nenhuma reunião por falta de quórum - ressaltou Eunício Oliveira, que agradeceu pela colaboração do vice-presidente José Pimentel (PT-CE) e dos demais integrantes da CCJ.
Ao final, o presidente da CCJ recebeu cumprimentos dos senadores Inácio Arruda (PCdoB-CE), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Aécio Neves (PSDB-MG) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
Medidas provisórias
Aécio Neves destacou a "serenidade e a capacidade de liderança" de Eunício Oliveira no comando da comissão. Ele solicitou para que no retorno dos trabalhos, em agosto, a CCJ retome como prioridade absoluta a discussão da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que altera o rito de tramitação das medidas provisórias. Em relação à matéria, Aécio Neves afirmou que os senadores estão "muito próximos de um novo entendimento, que se não é o ideal, pelo menos avança na direção da valorização desta Casa e do resgate de suas prerrogativas".
Em resposta, Eunício Oliveira observou que a proposta que modifica a tramitação das medidas provisórias na Câmara e no Senado será o primeiro item da pauta da CCJ após o recesso.
Já Inácio Arruda parabenizou Eunício de Oliveira e destacou a sua atuação ao longo da presidência da CCJ no primeiro semestre de 2011, desempenhada com "seriedade e compromisso", segundo afirmou.
Debate
Randolfe Rodrigues também cumprimentou Eunício Oliveira pela forma com que conduziu a comissão, "garantindo, inclusive para a minoria aqui, nos momentos de debate, o direito a expor suas posições, dentro não só do Regimento Interno, mas garantindo o contraditório das posições parlamentares.
Eunício Oliveira respondeu que o presidente de uma comissão permanente exerce um papel de "magistrado, mas tem que ter o discernimento para usar o Regimento para que todos os senadores, não importa coloração partidária ou ponto de vista ideológico que possam ter, possam apoiar ou possam ser oposição".
Partido
Já Renan Calheiros destacou o "bom senso, equilíbrio e espírito público" de Eunício Oliveira na CCJ. "O nosso partido se sente assim muito honrado, muito feliz, satisfeito com o desempenho e com os resultados de Vossa Excelência nesta comissão", afirmou. Em resposta, Eunício Oliveira agradeceu ao líder do partido por sua indicação ao cargo.
José Pimentel destacou o trabalho e a atuação em parceria que ele, Eunício de Oliveira e os colegas de bancada fazem na CCJ em prol do Ceará. O elogio foi reiterado por Gim Argello (PTB-DF), para quem o semestre na comissão foi "profícuo e de muito trabalho".
13/07/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Paim apresenta balanço de suas atividades
Eunício Oliveira faz balanço de suas atividades em 2013
Lídice da Mata faz balanço de suas atividades em 2011
Paim faz balanço de suas atividades legislativas em 2009
Augusto Botelho faz balanço de suas atividades no primeiro semestre
Pavan faz balanço de suas atividades em quatro anos de mandato