CCJ aprova dois indicados para Conselho do Ministério Público




A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta terça-feira (24), as indicações do promotor de justiça Tito Souza do Amaral e do desembargador federal José Lázaro Alfredo Guimarães para comporem o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) no biênio 2011-2013. Por determinação do presidente da CCJ, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), as indicações seguem ainda nesta terça para o Plenário do Senado.

Natural de Ceres (GO) e com exercício profissional em Goiânia, o promotor Tito Souza do Amaral afirmou, durante sabatina, que o Ministério Público vive um momento de reafirmação de seus princípios. E isso aponta, acrescentou em seguida, para uma atuação voltada aos interesses da sociedade. Após ressaltar o compromisso do CNMP em zelar pelo cumprimento dos deveres funcionais da categoria, o promotor defendeu punições rigorosas em caso de desvio de conduta.

Já o desembargador José Lázaro Alfredo Guimarães - juiz do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ª Região, em Recife (PE) - realçou em sua apresentação a importância do Senado para o equilíbrio federativo. No relatório sobre essa indicação, o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) comentou a atuação do desembargador - natural da Bahia - como professor universitário.

Ao final da exposição dos indicados, o senador Armando Monteiro(PTB-PE) registrou sua convicção de que ambos, pela trajetória profissional, conhecimento e idoneidade, são merecedores de seu apoio.

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) também fez elogios à conduta profissional de Tito Souza do Amaral, com quem trabalhou ao exercer os cargos de procurador-geral de Justiça e secretário de Segurança Pública e Justiça de Goiás. Pelo seu testemunho, o indicado "é um crítico severo dos promotores de Justiça e procuradores da República que, em vez de exercerem a função com discrição, acabam preferindo os holofotes".

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



24/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para o Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

CCJ sabatina indicados para Conselho Nacional do Ministério Público

Segue na CCJ sabatina de indicados para Conselho do Ministério Público