CCJ AUTORIZA MINISTÉRIO PÚBLICO A AJUIZAR AÇÕES CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), presidida pelo senador Bernardo Cabral (PFL-AM), aprovou hoje (dia 20), em caráter terminativo, projeto de lei do senador Abdias Nascimento (PDT-RJ) que delega ao Ministério Público a competência para ajuizar ações civis com o objetivo de "evitar ou interromper atos danosos à honra ou dignidade de grupos raciais, étnicos ou religiosos".
A proposta também prevê a possibilidade da obtenção de reparação à discriminação praticada. "O projeto objetiva dotar os grupos em questão de um instrumento ágil e eficaz que lhes possibilite enfrentar as manifestações de racismo e discriminação que, infelizmente, correm em nossa sociedade em vergonhosa proporção", justificou o senador.
Pelo parecer do senador Josaphat Marinho (PFL-BA), entidades da sociedade civil constituídas há pelo menos um ano também podem tomar a iniciativa das ações judiciais. Com o projeto, Abdias quer corrigir "a inegável dispersão e precariedade da legislação atual" sobre a possibilidade de ação contra discriminação.
20/05/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
Maguito quer ações contra discriminação racial
Ações afirmativas contra discriminação racial serão debatidas na CDH
Geraldo Cândido protesta contra discriminação racial
Senado homenageia luta contra discriminação racial
ALCÂNTARA DEFENDE LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Defensoria Pública adere à campanha contra discriminação racial