CCJ debate inclusão de servidores do IBGE em carreiras de Estado



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) discute nesta quinta-feira (18), a partir das 10h, a inclusão nas chamadas carreiras de Estado - a exemplo dos diplomatas e procuradores - de servidores que integram o plano de carreira do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsáveis pela execução, em âmbito nacional, das atividades de estatística, geografia e cartografia.

A audiência pública é para aprofundar a discussão do projeto de lei (PLS 392/08) de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que trata do assunto. Para o relator da proposta, senador Romeu Tuma (PTB-SP), autor do requerimento propondo o debate, a inclusão daqueles servidores do IBGE nas carreiras de Estado é plenamente viável, "uma vez que evitaria eventuais ingerências de ocupantes ocasionais do poder sobre as atividades desempenhadas pelos servidores".

Cristovam Buarque justificou a aprovação do projeto sob o argumento de que as funções exercidas pelos servidores de carreira do IBGE não podem, em nenhuma hipótese, sofrer pressões indevidas ou ameaças de qualquer tipo. A principal missão institucional do instituto é retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento da sua realidade e ao exercício da cidadania.

Para o debate foram convidados Carlos Alberto Boechat Rangel, consultor jurídico; Antonio Carlos Alkimim dos Reis, doutor em ciência política e pesquisador sênior do IBGE; Cláudio Dutra Crespo, mestre em comunicação, imagem e informação e tecnologista do IBGE; Sidney Vicente da Silva, geógrafo; e dois representantes do sindicato dos servidores do instituto, Paulo Roberto Prates Dill e MarleneRego Moreira.



15/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ discute inclusão de servidores do IBGE entre os de carreiras de Estado

Especialistas querem incluir servidores do IBGE em carreiras de Estado

Vetada transformação de cargos do IBGE em carreiras de Estado

Aprovada inclusão das atividades de engenheiros, agrônomos e arquitetos entre carreiras de Estado

Já está no Senado MP que reajusta servidores das carreiras típicas de Estado

Aprovada inclusão de serviços do IBGE na lista de atividades exclusivas de Estado