Especialistas querem incluir servidores do IBGE em carreiras de Estado
Especialistas em estatística defenderam nesta quinta-feira (18) na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) a inclusão, nas chamadas carreiras de Estado, de servidores que integram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsáveis pela execução, em âmbito nacional, das atividades de estatística, geografia e cartografia.
A audiência pública foi para discutir projeto de lei (PLS 392/08), de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que trata do assunto e que tramita na CCJ. O senador Jayme Campos (DEM-MT) classificou de "eficiente e competente" o trabalho realizado pelo IBGE.
Para o pesquisador sênior do IBGE, Antonio Alkimin dos Reis, o projeto de Cristovam Buarque tem por meta proteger o instituto de possíveis ingerências externas, políticas e de governo. Disse que o IBGE já exerce, na prática, atividades típicas de Estado, entre elas o cálculo do Produto Interno bruto (PIB).
O consultor jurídico Carlos Alberto Boechat Rangel garantiu que o projeto é constitucional, já que a proposta não mexe no regime jurídico dos servidores - que é de competência exclusiva do presidente da República -, mas apenas atribui status à atividade desempenhada por alguns servidores.
O geógrafo Sidney Vicente da Silva afirmou que incluir na carreira de Estado servidores do IBGE é uma antiga reivindicação da categoria, enquanto Marlene Rego Moreira, representante do sindicato do instituto, deixou claro que, para seu bom desempenho, é necessário que o trabalho do órgão seja feito por servidores de carreira, e não por terceirizados.
Paulo Roberto Prates Dill, que também pertence ao sindicato da categoria, concordou, ao lembrar que desde 1995 o IBGE vem fazendo contratações temporárias na área de coleta de dados.
18/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ debate inclusão de servidores do IBGE em carreiras de Estado
CCJ discute inclusão de servidores do IBGE entre os de carreiras de Estado
Vetada transformação de cargos do IBGE em carreiras de Estado
Greve de servidores: centrais querem incluir regra para negociação coletiva em regulamentação
Já está no Senado MP que reajusta servidores das carreiras típicas de Estado
Servidores do IBGE podem ser incluídos entre os que exercem atividades exclusivas do Estado