CCJ pedirá a Sarney que TV Senado transmita ao vivo reunião do Conselho de Ética



Senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) nomearam um grupo de três senadores para levar ao presidente do Senado, José Sarney, o pedido para que a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, marcada para esta tarde, seja transmitida ao vivo pela TV Senado. A iniciativa surgiu de reclamação do senador Pedro Simon (PMDB-RS), pelo fato de a reunião do conselho ter sido marcada para o mesmo horário (14h) em que regimentalmente se inicia a sessão do Plenário, que deve ser obrigatoriamente transmitida pela TV Senado.

Simon considerou que a transmissão da sessão plenária e não da reunião do Conselho de Ética poderia sugerir equivocadamente a intenção de se esconder da opinião pública o que está ocorrendo na Casa. Conforme decisão dos 25 senadores presentes à reunião desta manhã, levarão a demanda a Sarney os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), que preside a CCJ, Alvaro Dias (PSDB-PR) e Pedro Simon (PMDB-RS). O grupo vai sugerir ao presidente Sarney que se troque o horário da reunião do conselho ou se cancele a sessão do Plenário desta tarde. 

Os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Alvaro Dias e Sérgio Guerra (PSDB-PE) apoiaram o pedido de Simon, argumentando que o Senado precisa tomar medidas que recuperem a credibilidade da Casa e favoreçam a transparência da informação.

O senador Expedito Júnior (PR-RO), que tem um projeto de resolução para disciplinar e inovar as transmissões da TV Senado, também protestou contra a não transmissão da reunião. Para ele, existem matérias e decisões importantes que costumam ocorrer nas comissões ou em outros fóruns da Casa e que não podem ser transmitidas pela TV Senado, caso esteja ocorrendo sessão Plenária, por questões regimentais. 

O senador Valter Pereira (PMDB-MS) sugeriu que a matéria fosse levada para decisão do colégio de líderes. Já o senador Romeu Tuma (PTB-SP) lembrou que a reunião do Conselho de Ética não é secreta, mas aberta ao público.

Mais informações a seguir



19/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Nery anuncia que pedirá ao STF mandado de segurança contra arquivamento de representações no Conselho de Ética

PSOL pedirá abertura de processo contra Demóstenes Torres no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar

Cristovam pede suspensão da sessão plenária e transmissão da reunião do Conselho de Ética pela TV Senado

Encerrada reunião do Conselho de Ética

Reunião do Conselho de Ética é retomada

Começa reunião do Conselho de Ética