CCJ realizará audiência sobre a Lei Geral da Copa



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realizará audiência pública para discutir o projeto da Lei Geral da Copa de 2014, que tramita na Câmara dos Deputados e posteriormente será votado no Senado. A data do debate ainda será definida pela comissão.

Para o autor do requerimento propondo o debate, senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o projeto representa graves interferências no ordenamento legal do Brasil.

- Essa lei é o maior acinte de que tenho conhecimento à soberania brasileira. Ela revoga pelo menos 14 dispositivos do Estatuto do Torcedor e, na prática, proíbe que os brasileiros celebrem a Copa do Mundo, pois inclui uma absurda cláusula na legislação brasileira responsabilizando penalmente o brasileiro que pintar muro com os dizeres 'mundial 2014' e 'Copa do Mundo do Brasil' - afirmou ele.

O requerimento recebeu apoio dos senadores Aécio Neves (PSDB-MG), Pedro Taques (PDT-MT), Alvaro Dias (PSDB-PR), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Aloysio Nunes (PSDB-SP).

- Sendo aprovadas as exigências da Fifa, estaremos abrindo mão da soberania do Poder Legislativo - disse Pedro Taques, ao afirmar que, além de ferir o Estatuto do Torcedor, o projeto afronta o Estatuto do Idoso e as legislações estaduais.

O senador José Pimentel (PT-CE) manifestou apoio ao debate, mas lembrou que foi criada no Senado subcomissão para tratar do tema, ligada à Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR). Ele informou que diversas exigências da Fifa já foram revistas no texto enviado pelo Executivo à Câmara e que outras mudanças na proposta estão em exame e devem ser efetivadas quando da votação pelos deputados.

- Estamos acompanhando quem será escolhido como relator desta matéria [na Câmara], para que ele preserve os interesses do Estado nacional e não os interesses daqueles que eventualmente se habituaram em grande parte do mundo a ter esta postura. Aqui no Brasil, em que depender da sociedade brasileira e de suas instituições, vamos preservar os interesses do Estado nacional - frisou Pimentel.

Serão convidados para o debate o ministro dos Esportes, Orlando Silva; Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF); Guilherme Ramalho, responsável pela Câmara de Infraestrutura da Copa do Mundo de 2014; e o procurador Ataíde Ribeiro da Costa, coordenador do grupo de trabalho da Copa do Mundo de 2014, entre outros.

Para ver a íntegra do que foi discutido na comissão, clique aqui.



28/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segurança realizará audiência pública sobre delegacias móveis para copa

Começa audiência pública com deputados federais sobre Lei Geral da Copa

CMA realizará audiência pública sobre transgênicos

CDH realizará audiência sobre pessoas com deficiência

Projeto de Lei Geral da Copa é tema de audiência na Comissão de Educação

CMA realizará audiência pública sobre águas Internacionais