CCJ recebe requerimento para audiência com Romeu Tuma Junior
Álvaro Dias quer explicações do ex-secretário Nacional de Justiça
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) formalizou junto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), nesta terça-feira (10), o pedido para que o delegado Romeu Tuma Junior participe de audiência para esclarecer informações divulgadas sobre o período em que comandou a Secretária Nacional de Justiça, inclusive de que recebia ordens para “produzir e esquentar dossiês” contra adversários do governo Lula.
O requerimento, anunciado pelo parlamentar durante pronunciamento nesta segunda-feira (9), deve ser votado na próxima semana.
- O Senado não pode se omitir sobre esses fatos, que são da maior gravidade. É um impositivo da transparência a que está obrigado – disse o líder, ao justificar a necessidade da audiência.
Em entrevista à revista Veja, publicada nesta semana, Tuma antecipou situações que disse ter vivido e testemunhado nos três anos em que esteve à frente da secretaria, que é vinculada ao Ministério da Justiça. O delegado falou então do livro Assassinato de Reputações – Um Crime de Estado, de sua autoria, que deve chegar às livrarias ainda esta semana.
Indicação para o CNMP
Na mesma reunião da CCJ, o senador Blairo Maggi (PR-MT) leu relatório sobre a indicação do procurador regional da República Fábio George Cruz para integrar o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A indicação foi feita pelo Ministério Público Federal. Na próxima semana a comissão deverá sabatinar o candidato e votar a mensagem, que depois será encaminhada ao Plenário, para decisão final.
10/12/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias apresenta novo requerimento para audiência com Tuma Júnior
Tuma registra assalto a escritório do deputado Romeu Tuma Júnior
Quatro senadores retiram assinaturas de requerimento de Romeu Tuma
CMA rejeita requerimento para ouvir Tuma Júnior sobre denúncias contra governo
ROMEU TUMA PROPÕE AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE HEMODERIVADOS
ROMEU TUMA RECEBE COMITIVA