CCJ vota indicação de ministro do STJ
A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) analisa nesta quarta-feira (4), às 10h, a indicação de João Otávio de Noronha para o Superior Tribunal de Justiça (STJ). A vaga decorre da aposentadoria do ministro Paulo Costa Leite. O relator da indicação é o senador Francelino Pereira (PFL-PI).
Outro projeto na pauta da comissão é o que fixa normas gerais para a prática do naturismo, com parecer favorável do senador José Fogaça (PPS-RS), relator da matéria. A proposta, de autoria do deputado Fernando Gabeira (PT-RJ), retira o naturismo - definido como o conjunto de práticas de vida ao ar livre em que é utilizado o nudismo - da condição de ilícito penal. O projeto define também os espaços naturistas.
De acordo com a análise feita por Fogaça em seu relatório, a liberdade de expressão e de manifestação são fatores integrantes da própria cidadania, de modo que o naturismo deveria ser exercido livremente em espaços definidos. A realidade é outra, no entanto, e o naturismo sofre preconceitos, tanto que, não raro, seus adeptos são conduzidos às delegacias por ultraje ao pudor público. José Fogaça considerou o projeto oportuno e apresentou emendas de redação.
A comissão deverá examinar uma pauta com mais 31 itens, dentre eles, projeto de decreto legislativo de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que susta decreto do Poder Executivo, de 1997, que autoriza a cisão das Centrais Elétricas S/A (Furnas). O senador Amir Lando (PMDB-RO) deu parecer favorável à aprovação da matéria.
Outra proposta a ser analisada revoga dispositivo do Código Eleitoral para permitir a filiação partidária dos servidores da Justiça Eleitoral.
02/09/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
CCJ vota indicação de novo ministro do STM
CCJ VOTA INDICAÇÃO PARA MINISTRO DO TRIBUNAL SUPERIOR DO TRABALHO
CCJ vota indicação de ministro para Conselho Nacional de Justiça
CRE vota indicação de embaixadores
CRE vota indicação de embaixadores
CRE vota indicação de dois embaixadores