CCT defende aquecimento solar em casas populares



As casas populares que serão erguidas pelo governo federal até o final do próximo ano - dentro do programa de construção de um milhão de novas moradias, anunciado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva - deveriam ser equipadas com aquecedores solares de água. A recomendação foi aprovada nesta quarta-feira (11) pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT).

O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) foi o primeiro, durante a reunião, a levantar o tema. Ele levou para a comissão um protótipo de aquecedor solar desenvolvido pela Universidade de São Paulo (USP), composto por peças plásticas e uma placa de PVC. Em defesa da utilização do equipamento, ele recordou que existem hoje em funcionamento no país 55 milhões de chuveiros elétricos, que demandam grande quantidade de energia justamente no começo da noite, quando muitos brasileiros retornam do trabalho.

A sugestão de Crivella recebeu o imediato apoio do senador Renato Casagrande (PSB-ES), que preside a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Casagrande apresentou então um requerimento em defesa da utilização de energia solar no novo programa de construção de moradias populares, que foi aprovado pela CCT. E comprometeu-se a colocar requerimento semelhante em votação na próxima reunião da CMA.

- Precisamos avançar no fornecimento de energia renovável alternativa - disse Casagrande, após recordar que já havia apresentado a sugestão ao presidente Lula, durante a última reunião do Conselho Político do governo.

O presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), apoiou a iniciativa, argumentando que a massificação do uso de equipamentos de energia solar poderia inclusive contribuir para torná-los mais baratos. Os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Papaléo Paes (PSDB-AP) também defenderam o uso da energia solar, mas manifestaram dúvidas a respeito da capacidade do governo federal de construir um milhão de casas até 2010.



11/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCT e CAS poderão pedir ao governo inclusão de aquecimento solar nas casas populares

Mais de 183 mil casas têm aquecimento solar no Brasil

Habitação realiza palestra sobre aquecimento solar em moradias populares

Comissões pedem a Lula uso de energia solar em casas populares

Wellington Roberto defende redução do déficit de casas populares

CDHU aposta em aquecimento solar nos conjuntos habitacionais