CDH aprova projeto que sugere secretaria para tratar de questões indígenas



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (30), projeto do senador Vicentinho Alves (PR-TO) que sugere a criação da Secretaria Nacional dos Povos Indígenas, com status ministerial. Pelo texto (PLS 173/11), o órgão deve fazer parte da estrutura da Presidência da República e absorver as funções, o pessoal e os recursos materiais da atual Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Secretaria Especial de Saúde Indígena, ligada ao Ministério da Saúde.

Além do projeto, que ainda seguirá para Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), que terá decisão terminativa , dois requerimentos para audiências públicas sobre temas de interesse da população indígena foram também aprovados. Uma delas prevê a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para prestar esclarecimentos sobre denúncias de descaso no atendimento médico aos índios e fraudes na Funasa, o órgão responsável pelos serviços. Outra debaterá projeto (PLS 86/11) do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) para criação de programa de preservação dos idiomas indígenas.

Ao argumentar a favor da atribuição de status ministerial à Secretaria Nacional dos Povos Indígenas, o relator, senador Paulo Paim (PT-RS) observou que esse é o nível hierárquico da atual Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Observou ainda que o projeto era apenas autorizativo, já que a iniciativa de propor novos órgãos cabe ao Executivo. Apesar disso, ressalvou que nada impede os senadores de se manifestar sobre o tema, cabendo ao governo decidir adiante se cria ou não o órgão.

Vicentinho Alves, o autor da proposta, argumenta que a dispersão de competências legais e de recursos humanos tem provocado confusão entre os órgãos envolvidos na política indigenista, com graves prejuízos para esse grupo da população. Na sua avaliação, com status de ministério, a nova secretaria poderá articular de forma mais eficiente a atuação dos órgãos envolvidos nas questões indígenas, além de contar com quadro técnico mais estruturado e maior capacidade orçamentária.

Investigações da PF

No requerimento que trata dos problemas na assistência médica aos índios, os senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) citam denúncias publicas pela revista Veja (edição de 15/05/2011) com base em investigação da Policia Federal. Há relato de mortes de crianças e adultos nas aldeias por falta de assistência médica. Com apoio da Controladoria Geral da União (CGU), a PF teria concluído que o descaso decorre de problemas na gestão da Funasa. Nos últimos anos, fraudes em licitações para a compra de remédios e outros produtos teriam causado prejuízos da ordem de R$ 6,2 milhões.

A audiência para debater o projeto que sugere a criação de programa para a preservação das línguas indígenas foi pedida pelo senador João Pedro (PT-AM), que é o relator da matéria. Para o senador, a audiência vai contribuir para dar maior consistência à proposta e fortalecer a estratégia a favor da preservação das línguas indígenas.

Reumatismo

Na reunião, a CDH aprovou ainda requerimento de Paulo Paim (PT-RS), que preside a comissão, para realização de audiência destinada a debater as doenças reumáticas, Conforme o senador, grande contingente da população sofre com esse problema de saúde.



30/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jucá registra encontro com Dilma para tratar de questões do estado de Roraima

Wellington Dias propõe criação de ministério para questões indígenas

Governo recebe indígenas para tratar da hidrelétrica de Belo Monte

ACM SUGERE CRIAÇÃO DE COMISSÃO PARA TRATAR DE SALÁRIO MÍNIMO

Serys: sociedade tem de tratar questões relativas a mudanças climáticas com seriedade e profundidade

Matéria retificada: Maciel sugere criação de órgão na ONU para tratar da questão ambiental