CDH debate Fundos de Pensão



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) debate nesta segunda-feira (4), a partir de 10h, a relação entre os fundos de pensão e a dignidade das pessoas. A sociedade poderá participar da discussão pelo Portal e-Cidadania. Um dos temas da audiência pública proposta pelo senador Paulo Paim (PT-RS), deve ser a Resolução nº 11, de 13 de maio de 2013. Essa resolução, expedida pelo Conselho Nacional de Previdência Complementar — CNPC, disciplina a fim do patrocínio do empregador às entidades fechadas de previdência complementar.

Entre as novas regras, está a que determina que a retirada de patrocínio de um fundo de pensão só poderá acontecer após a autorização da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Além disso, a patrocinadora deve pagar todas as suas dívidas, além de cobrir sua parte em casos de déficits.

Foram convidados para o debate na CDH a presidente da Associação de Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil (AAPBB), Isa Musa Noronha; o presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), Carlos Caser; o diretor da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), José Maria Rabelo; o diretor Jurídico da Federação Nacional das Associações de Aposentados, Pensionistas e Anistiados do Sistema Petrobrás e Petros (Fenaspe), Paulo Brandão e assessor Jurídico do Grupo em Defesa dos Participantes da Petros (GDPAPE), Rogério José Pereira Derbly.

Presidida pela senadora Ana Rita (PT-ES), a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa vai abrir canais para possibilitar a participação das pessoas interessadas no tema. A interação pode ser pelo Portal e-Cidadania, pelo link: bit.ly/CDHFundosDePensao, no Facebook.com/eCidadaniaSF, no Twitter.com/e_cidadania  #CDH #Previdencia ou pelo Alô Senado: 0800 61 22 11.



01/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fundos de Pensão em debate na Comissão de Direitos Humanos

Fundos de pensão em debate na CDH nesta quinta-feira

CAS debate problemas com investimentos de alto risco dos fundos de pensão

Comissão debate liquidação judicial dos fundos de pensão de empresas aéreas

CAS discute situação dos fundos de pensão

Patrimônio dos fundos de pensão cresceu 16,3% no ano passado