CDH poderá debater direitos das pessoas com deficiência



A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) vota nesta quinta-feira (5), a partir das 10h30, requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS) que pede realização de audiência pública destinada a debater a Convenção Internacional para os Direitos dos Portadores de Deficiências. O debate deverá tomar por base o projeto de lei que institui o Estatuto do Portador de Deficiência (PLS 6/03), de autoria de Paim.

A convenção internacional que trata dos direitos das pessoas com deficiência foi aprovada na oitava rodada de negociações, que começou em agosto deste ano, reunindo os 192 países que compõem a Organização das Nações Unidas (ONU). O tratado obrigará os governos a adotar medidas específicas a favor das pessoas com deficiência, exigindo, entre outras medidas, mudanças em suas respectivas legislações, com o objetivo de melhorar e promover o acesso das pessoas com deficiência à educação e ao emprego.

O projeto de Paulo Paim tem por meta assegurar a integração social e o pleno exercício dos direitos individuais e coletivos das pessoas acometidas por limitações físico-motora, mental, visual, auditiva ou múltiplas.

Caso o requerimento venha a ser aprovado, Paim sugere que a audiência pública seja realizada no dia 9 de novembro, das 10h às 16h, com intervalo para almoço.

O requerimento prevê que deverão tomar parte da audiência pública dez convidados, entre eles o ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Paulo de Tarso Vannuchi; a diretora do Conselho Nacional dos Centros de Vida Independente, Regina Maria Melo Atalla; a subprocuradora-geral da República Ela Wiecko Volkmer de Castilho; o diretor-executivo do Instituto Interamericano sobre Discapacidad, Luis Fernando Astorga Gatjens; e o senador Flávio Arns (PT-PR), relator do projeto que institui o Estatuto do Portador de Deficiência.

04/10/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado vai debater direitos das pessoas com deficiência

Subcomissão vai debater inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

ONU vai ratificar direitos de pessoas com deficiência

CAS vai debater inclusão de aprendiz nas cotas para pessoas com deficiência em empresas

Autistas vão ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência lutam por direitos iguais